O Papa Francisco nomeou nesta segunda-feira, 8 de julho, novos membros da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, entre os quais o brasileiro Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo auxiliar de Curitiba (PR).

Entre os demais membros nomeados pelo Pontífice estão ainda: o Cardeal Angelo de Donatis, Vigário Geral do Papa para a Diocese de Roma; o Cardeal Kevin Joseph Farrel, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e Camerlengo da Santa Igreja Romana; o Cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; e o Cardeal Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid (Espanha).

Foram nomeados ainda Dom Paolo Bizzeti, Vigário Apostólico de Anatólia (Turquia); Dom Sebastian Francis Shaw, Arcebispo de Lahore (Paquistão); Dom Paskalis Bruno Syukur, Bispo de Bogor (Indonésia); Dom José de Jesús González Hernández, Prelado de Jesus Maria (México).

A nomeação dos novos membros da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica incluiu também outros religiosos e religiosas representantes de diferentes congregações.

O brasileiro nomeado, Dom Amilton Manoel da Silva, é natural de Osvaldo Cruz (SP), onde nasceu em 2 de março de 1963.. Ingressou no Seminário Passionista São Gabriel, em Osasco (SP), em 1 de fevereiro de 1991.

Em 12 de fevereiro de 2000 fez a Profissão Perpétua e, em 17 de dezembro de 2000, foi ordenado sacerdote. Desempenhou diversas funções na Congregação dos Passionistas e também colaborou com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional).

Em 7 de junho de 2017, foi nomeado Bispo Auxiliar de Curitiba, tendo recebido a ordenação episcopal em 19 de agosto do mesmo ano.

Neste ano de 2019, durante reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu de 25 a 27 de junho, foi também escolhido para compor a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Confira também: