Os fiéis que percorrerem o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela terão agora um elemento a mais para aprofundar sua experiência de fé, uma novena a São Tiago que conta com a autorização do Arcebispo de Compostela (Espanha), Dom Julián Barrio Barrio.

A novena a São Tiago foi escrita por Fábio Tucci Farah, um dos idealizadores do Caminho Brasileiro e diretor geral do Departamento de Arqueologia Sacra da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), e foi motivada após um encontro com o Arcebispo de Compostela.

Segundo Farah, ele e Mariana Mansur (também idealizadora do Caminho no Brasil) foram os “primeiros a completar a peregrinação ao sepulcro do Apóstolo pela rota com ponto de partida em Florianópolis”, em 24 de julho de 2017, véspera da festa de São Tiago.

Em Compostela, tiveram a oportunidade de ser recebidos em audiência particular pelo Arcebispo local, Dom Julián Barrio Barrio, “apoiador e incentivador do Caminho Brasileiro”.

Farah recordou, em entrevista à ACI Digital, as palavras que lhes foram dirigidas pelo Prelado naquela ocasião: “Eu felicito vocês pela iniciativa louvável... O Espírito sopra em vários lugares”.

Durante a reunião, contou, “Dom Julián ressaltou a importância dessa iniciativa para a evangelização”. Assim, “entre as propostas para endossá-la, surgiu a ideia de uma novena a São Tiago para os peregrinos que optassem por essa nova rota”.

“Carregar uma novena – ou um livro de orações – durante uma peregrinação é uma das maneiras de aprofundar seu sentido espiritual. Na medida em que nossas pernas nos aproximam da meta final, nesse caso, o sepulcro de São Tiago, nossos lábios nos aproximam do Reino dos Céus. É uma dupla jornada”, expressou.

Desse modo, começou a escrever a novena e, para compor o livro, convidou para fazer as ilustrações o artista João Spacca, o mesmo que assinou o símbolo e os carimbos do Caminho Brasileiro.

A novena traz a cada dia um momento importante da vida do Apóstolo São Tiago, “do Chamado de Cristo, no primeiro dia, à sua missão no Reino dos Céus, intercedendo pelos peregrinos, no nono”.

“Com a novena pronta – recordou –, segui a orientação de Dom Julián e a submeti a apreciação do Arcebispado. Fiquei feliz ao saber que a pessoa nomeada como censor ad casum era Dom José Fernández Lago, cônego da Catedral e autor de uma novena a São Tiago que carreguei em uma de minhas peregrinações”.

Após obter o nihil obstat (nada contra, em latim) do censor, a novena seguiu para Dom Julián Barrio Barrio, que concedeu autorização formal para a sua publicação, conhecida como imprimatur (em latim, que se imprima).

No livro da novena, Farah acrescentou este documento oficial, bem como um trecho do parecer que diz: “Esta novena não contém nada que se oponha à fé católica e pode ser muito útil para promover a devoção a São Tiago, filho de Zebedeu. Espero que sirva para o bem de tantos fiéis que, desde o Brasil, peregrinam a Santiago de Compostela”.

Nesse sentido, reforçou que “a ideia dessa novena é aprofundar a experiência espiritual dos peregrinos brasileiros a Caminho de Santiago de Compostela”.

“Em vez de simplesmente caminharem até Casa do Apóstolo, percorrendo um trecho aqui, atravessando o Atlântico e chegando à Catedral de Santiago de Compostela, podem convidar São Tiago para acompanhá-los nessa viagem. Ele não costuma recusar o convite”, afirmou.

O livro conta ainda com um prefácio de Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, cidade onde está o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, inaugurado em 29 de junho de 2017, com a presença de quase 600 pessoas.

“Que esta novena possa ajudar todo peregrino a abraçar a missão de São Tiago: anunciar a mensagem de Cristo para libertar o ser humano de toda espécie de escravidão”, assinala o Prelado no texto.

Mas, os fiéis que não irão fazer a peregrinação também podem aproveitar a novena para sua vivência espiritual, pois, segundo seu autor, ela “oferece a oportunidade de acompanhar a peregrinação ao Reino dos Céus de um dos discípulos mais próximos de Cristo”.

“E isso ajudará o fiel na própria caminhada. Basta o compromisso em seguir os passos do Apóstolo”, conclui Fábio Tucci Farah.

Para baixar o arquivo da novena a São Tiago, basta clicar AQUI.

Confira também:

Mais em