Em vista do 75º aniversário dos ataques atômicos às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) exortou os fiéis a se unirem em oração e participarem na celebração das Missas pela paz.

Em um comunicado, o Comitê de Justiça Internacional e Paz da USCCB assinalou que desde a visita de São João Paulo II ao Japão, em 1981, a Igreja realiza dez dias de oração pela paz todos os anos e exortou todos os católicos e indivíduos de boa vontade a se unirem no dia 9 de agosto a esta comemoração.

A bomba nuclear “Little Boy” caiu em Hiroshima em 6 de agosto de 1945, Festa da Transfiguração, e três dias depois, em 9 de agosto, Nagasaki foi destruída pela bomba “Fat Man”.

Cerca de 246 mil pessoas morreram nos dois ataques, metade no momento do impacto das bombas e o restante nas semanas seguintes devido aos efeitos da radiação.

Os bispos lamentaram que o século XXI continue testemunhando conflitos geopolíticos, "armas cada vez mais sofisticadas e a erosão das estruturas internacionais de controle de armas" e renovaram seu apelo a um progresso urgente no desarmamento nuclear.

"A Igreja nos Estados Unidos proclama seu chamado e sua humilde oração pela paz em nosso mundo, que é um presente de Deus através do sacrifício salvífico de Jesus Cristo", acrescentaram.

Além disso, recordaram as palavras do Papa Francisco durante a sua visita apostólica ao Japão, em novembro do ano passado, na qual destacou que a aspiração de toda pessoa é um mundo em paz, livre de armas nucleares e que a resposta contra a ameaça de guerra deve ser "conjunta e concertada".

Deve ser "inspirada no esforço árduo, mas constante, de gerar confiança mútua e superar o clima atual de desconfiança", acrescentou.

Do mesmo modo, recordaram que, como Comitê de Justiça e Paz Internacional, reafirmam o apelo do Santo Padre a renovar os esforços para alcançar um mundo em paz e justiça que "não se baseie no medo ou na ameaça de aniquilação nuclear, mas na justiça e na solidariedade humana".

"O medo, a desconfiança e o conflito devem ser suplantados pelo nosso compromisso conjunto, pela fé e pela oração, de que a paz e a justiça reinarão agora e para sempre", concluíram.

A USCCB colocou à disposição dos fiéis recursos para "estudo, oração e ação" para estes 75 anos do ataque a Hiroshima e Nagasaki, lembrados nos dias 6 e 9 de agosto.

Pode ver os recursos AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: