Diante do triste cenário de corrupção política e de impunidade que o Brasil vem presenciando desde as últimas semanas, os bispos da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, CNBB, enviaram uma mensagem de alento ao povo brasileiro, perante este desafio que se apresenta para o país.

A carta, redigida em Brasília, veio a público nesta quinta-feira, 23 de junho, assinada pelo Bispo de Salvador, Bahia e Presidente da CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Antônio Celso Queirós, Bispo de Catanduva, SP e Vice- Presidente da CNBB, e Dom Odilo Pedro Scherer Bispo Auxiliar de São Paulo, SP e Secretário-Geral da CNBB.

Com as recentes denúncias de corrupção no governo do presidente Lula,  que vieram à tona nas última semanas, o  bispos indicaram que a apuração se faz  imprescindível, já que a "corrupção consiste não apenas em delitos individuais, mas em práticas existentes em estruturas da sociedade, sobretudo no funcionamento do sistema político".

Foi também criticado o atual  sistema administrativo e eleitoral brasileiro, que  favorece  a corrupção e clientelismo, e por sua vez, chamou-se a atenção para uma urgente reforma do estado e do sistema público. Confiando que uma  parceria entre um governo democraticamente eleito e a sociedade seja fundamental para  levar o  país ao caminho da dignidade e da respeitabilidade.

Os bispos indicaram também como motivo de esperança para o país a existência de "iniciativas e de movimentos, com destacada presença de cristãos, desempenhando papel relevante, através de mobilizações e novas práticas sociais".

E finalizando a carta, os bispos evocaram as Sagradas Escrituras: "lembramos aos nossos políticos o que o Espírito nos diz no Livro da Sabedoria: “Amai a justiça vós que governais a terra” [Sb 1,1].  Conclamamos todo o povo brasileiro a que se una no grande mutirão pela ética e pela cidadania, para debelar a corrupção e consolidar a democracia".