O Cardeal Justin Rigali, Chefe do Comitê de Atividades Pró Vida da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) deplorou a decisão do Presidente Barack Obama de permitir a investigação para a obtenção de células tronco a partir de embriões; e qualificou esta decisão como uma "triste vitória da política sobre a ciência e a ética".
Em seu comunicado emitido hoje, o Cardeal precisou que esta ação de Obama "é moralmente incorreta porque alenta e promove a destruição de vidas inocentes, tratando a seres humanos vulneráveis como meros produtos que se recolhem. Também denigre os valores de milhões de contribuintes americanos que se opõem à investigação que exige tomar vidas humanas".
Esta postura anti-vida, precisa o Cardeal Rigali, "ignora o fato de que meios eticamente corretos para o avanço na ciência das células tronco assim como tratamentos médicos já estão em caminho a estar disponíveis e necessitam para isso maior apoio".
A nota da USCCB lembra também uma recente carta de 16 de janeiro do Cardeal Francis George, Presidente do Episcopado deste país, no que precisava algumas outras razões pelas que este tipo de investigação, alentada agora por Obama, é desnecessária e imoral.
Entre estas, precisava, estão o fato de que o êxito com a investigação com células tronco adultas tem feito que "as células tronco embrionárias sejam irrelevantes para o progresso médico", já que as células obtidas adultas e do cordão umbilical "têm uma grande variabilidade, e são cada vez mais usadas para reverter sérias enfermidades e inclusive ajudam a reconstruir órgãos danificados".
"Se o governo quer investir em esperança para pais e promover uma ciência ética, deve usar o dinheiro dos impostos para uma investigação em que todos, em cada etapa do desenvolvimento humano, pode viver", conclui.