Durante as congregações gerais do Sínodo da Eucaristia, diversos bispos expuseram suas propostas para ajudar à "reforma da reforma" litúrgica, encaminhada a recuperar a reverência na Celebração Eucarística.

Dom. Javier Echevarria, Prelado do Opus Dei, fez um chamado para "fazer o possível para eliminar os abusos que prejudicam o caráter sagrado das Celebrações Eucarísticas, e também deveria-se repropor algumas normas cuja aplicação se presta a uma interpretação abusiva".

O Prelado assinalou "a modo de exemplo" que "poderíamos nos perguntar se são oportunas as cerimônias eucarísticas com um excessivo número de concelebrantes, que impede um desenvolvimento digno do ato litúrgico, ou também deveria-se analisar a conveniência de distribuir a Comunhão a todos os participantes em uma Missa com um grande número de fiéis, quando a distribuição geral vai em detrimento da dignidade do culto".

"Conceder importância à manutenção do sentido do sagrado nas liturgias eucarísticas suporá um grande bem para toda a Igreja", concluiu.

De uma perspectiva semelhante, Dom Manfred Scheuer, Bispo de Innsbruck (Áustria), destacou que "os descuidos e faltas com relação à Eucaristia são conseqüência da falta de orientação teológica e dogmática dos fiéis".

"As paróquias onde raramente ou nunca se celebra a Eucaristia –advertiu o Prelado– se dissolvem e separam do ministério sacramental".

"Como vamos justificar a obrigação de anunciar a palavra e de celebrar os sacramentos que temos diante do Povo de Deus?", perguntou Dom. Scheuer; e assinalou que "esta pergunta não concerne só à escassez de sacerdotes em muitos lugares, mas também à falta de testemunho, o estilo de vida e o serviço sacerdotal".

Adoração Eucarística

Por sua vez, Dom Jacques Perrier, Bispo do Tarbes e Lourdes (França), fez um chamado a revitalizar a Adoração eucarística como uma forma concreta de recuperar a reverência à Eucaristia.

"Observamos em nosso país que a adoração eucarística é muito apreciada pelas jovens gerações de católicos. Para estas novas gerações, não é um redescobrimento. É pura e simplesmente um descobrimento", disse o Prelado.

Dom. Arthur Roche, Bispo do Leeds (Inglaterra), advertiu por sua vez que, "facilitar o acesso à Sagrada Comunhão é tão importante como estar presentes na celebração da Missa. Temos que unir novamente o acesso à Sagrada Comunhão com a oferta da Missa, através da qual participamos do sacrifício de Cristo na Cruz".

"Neste debate –acrescentou–, o valor do lugar da Adoração Eucarística chega a ser muito importante para nossa oração e nossa contemplação".