Os bispos da Argentina expressaram sua dor pelo trânsito do Papa João Paulo II e anunciaram o horário das missas de exéquias que celebrarão pela alma do Pontífice.

O Arcebispo de Tucumán, Dom Luis Villalba, indicou que “João Paulo II foi um exemplo de vida Santa e um modelo de pastor próximo a seu povo e às necessidades de todos os fiéis”. A missa de exéquias pelo Pontífice se celebrará na quinta-feira 7 de abril, às 20.30 (horário local) na catedral da cidade.

Por sua parte, Dom Guillermo Garlatti, Arcebispo de Baía Branca, pediu aos fiéis que “elevem suas orações ao Deus da Vida pelo descanso eterno de quem foi seu Vigário na terra, recordando que foi nosso amado hóspede em 7 de abril de 1987”. Nesta diocese, a missa de exéquias se oficiará na sexta-feira 8 de abril, às 20h na catedral local.

“Nosso Papa foi chamado à casa do Pai, depois de um pastoreio infatigável de mais de 26 anos como Vigário de Cristo na Terra. Com os cristãos de todo o mundo choram a morte de quem foi um verdadeiro pai para todos os homens, sem restrições de raça ou religião”, indicou o Bispo de Quilmes, Dom Luis Stöckler, quem celebrará a missa de exéquias também na sexta-feira 8 de abril às 19h na catedral local. Nesta diocese será possível anotar as condolências no  livro que foi aberto para esse fim.

De outro lado, Dom Juan Alberto Puiggari, Bispo de Mar del Plata, precisou que “hoje, às 20h, na catedral local, haverá um momento de oração em memória do pontificado do João Paulo II, para recordar seu magistério e ensinamentos”. Dom Puiggari presidirá a missa de exéquias na sexta-feira 8 de abril, às 19h na catedral local.

“Temos que dar graças a Deus por nos haver presenteado com um Papa que durante 26 anos guiou e conduziu ao povo de Deus que peregrina na terra. João Paulo II transcendeu as fronteiras da Igreja sendo um líder espiritual para a humanidade. Foi um homem que cumpriu com sua missão, um servidor fiel e prudente que agora, sem dúvida alguma, goza do rosto do Senhor e receberá o prêmio merecido”, disse o Bispo da Formosa, Dom. José Conejero Galego.

Dom Ricardo Faifer, Bispo da Goya, assinalou que “quando um amigo se vai fica um espaço vazio, como diz a canção. Mas, também pensando nele, a gente sente o júbilo da Páscoa de um irmão que também se entregou totalmente ao serviço de sua missão, da Igreja e da humanidade, neste tempo histórico que lhe tocou viver. Impressionou-me sempre enormemente sua total coerência entre o que dizia, pensava e vivia”.

O Bispo de São Francisco, Dom Carlos Tissera, recordou que o Santo Padre, como pastor universal nos “conduziu por muitos anos, até passar o limiar do Terceiro Milênio, nos convidando a caminhar com esperança enfrentando a aventura de “navegar mar afora”, nos dando ele mesmo o exemplo de confiança, valentia e entusiasmo”. Nessa diocese se programou a missa de exéquias na sexta-feira 8 de abril, às 20h, na catedral local.

Do mesmo modo, Dom Luis Armando Collazuol, Bispo de Concórdia, pediu a Deus Pai para que “receba no Céu a quem fora até hoje, nosso querido Papa João Paulo II. Desta maneira, toda a diocese manifesta sua união na prece e expressa seu agradecimento pelo pontificado do Karol Wojtyla, quem com tanto ardor serviu ao rebanho de Cristo”.