Uma delegação de bispos alemães se reuniu na quinta-feira, 3 de maio, com algumas autoridades do Vaticano para dialogar sobre o documento deste Episcopado que propõe a possibilidade de dar a Comunhão aos protestantes casados ??com católicos.

Em um comunicado divulgado no dia 3 de maio pela Sala de Imprensa da Santa Sé, assinala-se que no diálogo realizado em alemão, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Luis Ladaria, “informou que o Papa Francisco aprecia o empenho ecumênico dos bispos alemães e pede a eles que encontrem, em espírito de comunhão eclesial, um resultado possivelmente unânime”.

No diálogo, continua o comunicado, “foram discutidos vários pontos de vista: por exemplo, a relação da questão com a fé e o cuidado pastoral, sua relevância para a Igreja no mundo inteiro e a sua dimensão jurídica”.

“O Arcebispo Ladaria informará o Santo Padre acerca do conteúdo do colóquio. O encontro se realizou em uma atmosfera cordial e fraterna”, acrescenta o texto.

Em sua assembleia plenária realizada de 19 a 22 de fevereiro de 2018, a maioria do episcopado alemão aprovou a elaboração do subsídio pastoral intitulado “Caminhar com Cristo – nas pegadas da unidade. Matrimônios mistos e participação comum da Eucaristia”, que propõe a possibilidade de que os protestantes casados ??com católicos recebam a comunhão.

“Mais de três quartos dos membros da Conferência episcopal aprovaram o texto. Um número significativo de pastores – entre os quais sete bispos diocesanos –, por vários motivos, não deram seu assenso”, explicou o Vaticano.

No início de abril os sete bispos enviaram uma carta de consulta à Congregação para a Doutrina da Fé, ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e ao Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.

Em sua carta, os sete bispos pediam que esclarecessem se a recepção da Comunhão Eucarística para os protestantes casados com católicos pode ser decidida por uma conferência episcopal ou se é necessária uma “decisão da Igreja universal”.

“Seguindo o desejo do Papa Francisco, um diálogo foi então acordado entre alguns bispos e os responsáveis ??da Santa Sé. Esse diálogo aconteceu no último dia 3, na sede da Congregação para a Doutrina da Fé”, explica o comunicado do Vaticano.

Participaram da delegação alemã o Cardeal Reinhard Marx; o Cardeal Rainer Maria Woelki, Arcebispo de Colônia; Dom Felix Genn, Bispo de Münster; Dom Karl-Heinz Wiesemann, Bispo de Speyer e Presidente da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal Alemã; Dom Rudolf Voderholzer, Bispo de Regensburg e Vice-presidente da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal Alemã; Dom Gerhard Feige, Bispo de Magdeburg e Presidente da Comissão para o Ecumenismo da CEA; e Pe. Hans Langendörf, Secretário Geral da CEA.

Por parte da Cúria Romana, participaram da reunião com os Bispos e Cardeais alemães Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Mons. Markus, Subsecretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos; e Pe. Hermann Geissler, Chefe do Escritório da Seção Doutrinal da Congregação para a Doutrina da Fé.

Confira também: