Na festa de São João Paulo II, celebrada em 22 de outubro, um bispo que está participando do Sínodo dos Jovens refletiu sobre como o Papa polonês inspirou gerações de jovens, inclusive ele mesmo, a buscar a santidade.

"João Paulo II me guiou na minha juventude. Eu assisti a minha primeira Jornada Mundial da Juventude, aos 19 anos, em Santiago de Compostela", disse o Arcebispo de Saint-Pierre e Fort-de-France (França), Dom David Macaire, em uma coletiva de imprensa em 22 de outubro no Vaticano, onde está sendo realizado o Sínodo dos Bispos.

A Jornada Mundial da Juventude de 1989, em Compostela (Espanha), foi o quarto encontro mundial para jovens estabelecido por João Paulo II, o qual celebrou um total de 19 jornadas durante o seu pontificado.

"Os Padres Sinodais deveriam transmitir o Evangelho porque os jovens receberão este legado (...). Os jovens católicos querem fazer crescer ‘a civilização do amor’, prometida por João Paulo II", continuou o Arcebispo.

Na manhã da última segunda-feira, o Papa Francisco rezou diante do túmulo de São João Paulo II na Basílica de São Pedro.

Na segunda-feira, o Sínodo dos Bispos não se reuniu, porque as comissões estavam completando o rascunho do documento final e a carta do sínodo para os jovens.

O rascunho do documento da exortação apostólica pós-sinodal foi apresentado hoje de manhã e os padres sinodais podem propor as suas alterações individualmente ou em grupos, anunciou Paolo Ruffini, Prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano.

"Cabe ao Papa Francisco decidir quando o documento será disponibilizado ao público", acrescentou Ruffini.

Confira também: