O bispo de Banfora (Burkina Faso), Dom Lucas Kalfa Sanou, informou que o pároco de Notre Dame de la Paix, em Soubaganyedougou, Pe. Rodrigue Sanon, está desaparecido desde 19 de janeiro

Em sua declaração, Dom Kalfa indicou que o Pe. Sanon partiu para Banfora "para participar de uma reunião, mas nunca chegou ao seu destino".

O Prelado assinalou que as autoridades competentes já foram informadas do desaparecimento do sacerdote e estão "trabalhando muito para encontrá-lo".

Além disso, pediu a todas as pessoas que tenham informação sobre o Pe. Sanon que se comuniquem com ele, com a polícia local ou qualquer sacerdote da diocese para poder encontrar o pároco o mais rápido possível.

“Convido todos os fiéis a uma oração fervorosa para que o Pe. Rodrigue seja encontrado são e salvo o mais rápido possível”, pediu.

Segundo Journal de Montreal, os moradores de Banfora encontraram o veículo do padre abandonado na estrada, o que gerou temores de um sequestro por parte de grupos armados que atuam na região.

Burkina Faso, um dos países do Sahel, testemunhou ataques de grupos militantes islâmicos, onde as igrejas e fiéis cristãos no país viram sacerdotes ser sequestrados ou assassinados.

Em março de 2019, o pároco de Djibo, no norte de Burkina Faso, Pe. Joël Yougbaré, desapareceu a caminho da paróquia após celebrar a missa dominical em Bottogui. Ainda não foi encontrado.

Em maio do mesmo ano, um sacerdote e cinco fiéis foram assassinados quando homens desconhecidos atacaram a Igreja em Dablo, na Diocese Católica de Kaya, onde estavam rezando.

Em 2020, os bispos de Burkina Faso expressaram preocupação com o aumento da insegurança no país da África Ocidental e assinalaram que a situação é "mais preocupante do que nunca".

Em sua declaração de 16 de julho de 2020, membros da Conferência Episcopal de Burkina-Níger (CEBN) indicaram que a grave situação de insegurança está impedindo que os sacerdotes cheguem aos fiéis.

Os prelados fizeram um apelo ao combate à insegurança e destacaram que “é um desafio que deve ser enfrentado a todo custo; é um desafio para toda a nação e devemos unir as nossas energias”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: