Na noite de 16 de abril, a capela de Santo André, pertencente à paróquia de Santo Antônio de Pádua, na região de Araucanía, Chile, foi incendiada.

Após o incêndio, o bispo local, dom Francisco Javier Stegmeier, pediu orações pelo fim da “violência irracional” que ocorre na região.

Embora a origem do incidente ainda esteja sob investigação, dom Stegmeier descreveu o ocorrido como um “ataque incendiário”, que “além de nos motivar a rezar intensamente pela paz na região, deve nos fazer refletir sobre o porquê desta violência irracional e por quais caminhos temos que seguir todos como sociedade para solucionar as situações críticas que estamos vivendo”.

“A minha profunda dor”, “carinho e a minha solidariedade” pela comunidade eclesial que sofreu esta afronta”, afirmou dom Stegmeier numa carta publicada no dia 17 de abril.

Desde o início de 2021, na região de La Araucanía e de Biobío, aumentaram os ataques com armas de fogo contra caminhões, delegacias e incêndios em propriedades privadas. Inclusive, com vários mortos e feridos entre 2020 e 2021.

A origem desses ataques é atribuída a grupos extremistas que reivindicam direitos sobre as terras que consideram ancestrais.

Nos últimos meses, a polícia vinculou esses grupos ao tráfico de drogas; e em meio à falta de confiança institucional dos cidadãos, o governo é criticado por sua má gestão do aumento da violência.

Neste contexto, o bispo de Villarrica expressou que “devemos ser capazes de levar a paz à região, cada um de nós assumindo um papel ativo e decisivo na construção de pontes e oportunidades com os que tem menos, com aqueles que se sentem marginalizados, com aqueles que pensam que a solução para suas necessidades está na violência sem saber, talvez, que é a violência a que deslegitima as suas aspirações e dificulta as soluções”.

Nesse sentido, disse que a Igreja “continuará a trabalhar - cada vez com mais dedicação e profissionalismo - no desenvolvimento humano dos seus habitantes, sem exclusões, bem como em anunciar a Jesus Cristo e levar o Evangelho a todos os cantos da região, convencidos de que somente em Cristo as pessoas podem encontrar sua verdadeira felicidade”.

“Faço um chamado às comunidades católicas da diocese e também a todos os irmãos que professam crer em Cristo a continuar rezando, com mais intensidade, por todos aqueles que sofrem esta violência inútil e crescente, bem como por aqueles que erradamente procuram soluções através da destruição e do terror e também pelas autoridades responsáveis ​​pelo bem comum”, concluiu dom Stegmeier.

Confira também: