Um bispo e líder da Igreja Ortodoxa Russa disse que o papado de Bento XVI tem sido ocasião de uma "dinâmica positiva" nas relações entre a Igreja Católica e a russo ortodoxa.

"Ele é um proeminente teólogo, que é bem versado na tradição da Igreja Ortodoxa ao ter a sensibilidade que lhe torna possível construir relações com a Igreja Ortodoxa", disse o Metropolita Hilarion de Volokolamsk neste 11 de fevereiro .

"As relações entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica Romana adquiriram uma dinâmica positiva depois de sua ascensão à Sé de Roma".

Na segunda-feira, o Papa Bento XVI anunciou a sua decisão de renunciar às suas funções como Romano Pontífice a partir 28 de fevereiro.

O Santo Padre citou preocupações de idade avançada e forças físicas em em declínio, dizendo que, por estas razões, não é capaz de "cumprir adequadamente o ministério a mim confiado."

Metropolita Hilarion é presidente do setor de Relações Externas Eclesiais do Patriarcado de Moscou. Ele observou que o ofício do Romano Pontífice pressupões um trabalho ativo, "não é apenas um oficio cerimonial".

"A decisão do Papa Bento XVI de deixar seu ofício, na situação atual pode ser visto como um ato de coragem pessoal e humildade", acrescentou.

Ele agradeceu o Papa "compreensão dos problemas que impedem a plena normalização das relações ortodoxo-católicas, especialmente em regiões como o oeste da Ucrânia."

O Metropolita Hilarion disse que seus encontros com o Papa Bento foram memoráveis, e ressaltou  a sensibilidade de Bento XVI e "o seu desejo de resolver em conjunto os problemas que surgem em nossas relações".

Ele elogiou a firme oposição do Papa à "ditadura do relativismo" e que seu empenho em promover a fé e os valores no mundo moderno é valioso “para milhões de cristãos, tanto católicos como não-católicos, que buscam preservar os tradicionais valores espirituais e morais do cristianismo. "

"Resta apenas a esperança de que seu sucessor vai prosseguir no mesmo caminho e que as relações ortodoxos e católicos vão continuar a desenvolver-se progressivamente para o bem comum da cristandade inteira".