O bispo de Sacramento, EUA, dom Jaime Soto, solidarizou-se com as vítimas do tiroteio da madrugada de domingo e do assassinato de uma família em fevereiro na Califórnia, e pediu que os fiéis se unam para restaurar a esperança e a paz.

Pelo menos seis pessoas, três homens e três mulheres, morreram e outras doze ficaram feridas na madrugada de domingo (3) em um tiroteio em Sacramento, Califórnia. Os feridos foram levados para diferentes hospitais.

Segundo a chefe da polícia de Sacramento, Katherine Lester, os policiais ouviram os tiros por volta das 2h em uma área repleta de bares e restaurantes no centro da cidade. Ela disse que depois aconteceu uma briga perto do Capitólio local e do ginásio Golden 1 Center, onde joga o time de basquete Sacramento Kings, da NBA.

O prefeito de Sacramento Darrel Steinberg disse durante uma entrevista coletiva que alguns dos hospitalizados estavam com ferimentos graves. Também disse que o “aumento da violência armada é o flagelo de nossa cidade, estado e nação”.

Este não foi o único tiroteio em Sacramento. Em 28 de fevereiro um homem matou seus três filhos e um acompanhante em uma igreja local, e depois se suicidou. Segundo o agente Scott Jones, foi um episódio de violência familiar.

O bispo de Sacramento lamentou o trágico tiroteio que deixou mortos e feridos e "a violência brutal contra uma família inocente há apenas algumas semanas".

Soto disse que a violência recente deixou "uma comunidade devastada por uma raiva incompreensível" e que "o sofrimento infligido continuará repercutindo entre todos nós".

O bispo pediu à população que não seja indiferente, mas que mostre a sua solidariedade com o sofrimento dos afetados. “Por mais insensatos que sejam estes atos sangrentos, vamos resistir sobriamente a ser insensíveis à dor que compartilhamos em comum”, em vez disso, “vamos ser bons uns com os outros”, disse

"Como moradores, lamentamos a tragédia que ocorreu em nossas ruas. Como cidadãos, devemos compartilhar a tarefa comum de curar e ajudar", disse ele.

"Somente assim poderemos restaurar a esperança e a paz em nossas comunidades". Esta deve ser nossa resposta implacável sempre que a violência causar estragos entre nós", acrescentou ele.

Finalmente, ele convidou os fiéis de Sacramento a viver com intensidade a última semana da Quaresma e oferecê-la pela paz em sua comunidade.

"Ao nos aproximarmos dos dias santos da Semana Santa e do Tríduo Pascal, a oração, o jejum e as obras de caridade são as ferramentas que Jesus nos dá para cultivar em nossas comunidades uma primavera de misericórdia e harmonia", concluiu dom Soto.

Confira também: