Após a divulgação da sentença imposta ao youtuber ReSet que humilhou um mendigo ao lhe dar biscoito recheado com pasta de dente com o objetivo de subir o vídeo no canal para ganhar seguidores, o Bispo de San Sebastián (Espanha), Dom José Ignacio Munilla, assegurou que esta atitude mostra como a “vaidade pode dessensibilizar a consciência moral”.

Um tribunal de Barcelona (Espanha) condenou no dia 1º de junho o Youtuber ReSet por crimes contra a integridade moral, por humilhar um mendigo oferecendo biscoitos recheados com pasta de dentes com o objetivo de gravar um vídeo.

A sentença imposta é de 15 meses de prisão, o que não será cumprido, pois não tem antecedentes criminais, e inclui a obrigação de fechar seu canal no Youtube por cinco anos e pagar 20 mil euros à vítima por crime contra a integridade moral.

O Bispo de San Sebastián (Espanha), Dom José Ignacio Munilla, um dos mais ativos nas redes sociais, com cerca de 42 mil seguidores no Twitter e quase 60 mil no Facebook, assegurou ao Grupo ACI que considera "correto que tal humilhação a um mendigo tenha resposta da justiça. Um vídeo desse estilo é um exemplo claro de como a 'vaidade', o desejo de causar impacto e a popularidade, podem dessensibilizar a consciência moral”.

"A vaidade gera frivolidade e a frivolidade provoca essa falta de respeito ao próximo", assegurou o Prelado.

Além disso, qualificou como "muito educativa" a sentença que proíbe a presença no YouTube por 5 anos e disse que parece ser "inspirada pelo princípio do sacramento da reconciliação, que aconselha que a penitência imposta seja remédio para curar o pecado/crime cometido".

Dom Munilla concordou com que ReSet não precise ser preso, já que não tem antecedentes criminais, "porque não é uma questão de punir alguém desproporcionalmente e ele já pediu desculpas".

O caso

O  youtuber ReSet postou um vídeo em janeiro de 2017, no qual entrega a um mendigo 20 euros e um pacote de biscoito que havia recheado com pasta de dente e diz: “Pode ser que eu tenha exagerado um pouco, mas olhem o lado positivo: vai ajudá-lo a limpar os dentes. Acho que não limpa os dentes desde que se tornou pobre”.

Como o vídeo causou muita controvérsia, ReSet o excluiu e pagou 300 euros à filha do mendigo para não denunciá-lo. Também tentou gravar outro vídeo no qual tentava passar a noite na rua com o mendigo.

Antes desta polêmica, ReSet estava entre os 200 youtubers mais importantes da Espanha e da Ibero-América, tinha mais de 120 milhões de visitas desde 2014; 1,1 milhão de inscritos e cerca de 100 vídeos postados. Atualmente, não superava os 250 mil seguidores.

A sentença assinala que esta atitude não é um acontecimento isolado, porque ReSet já tinha mostrado “comportamentos cruéis” e sempre com “vítimas fáceis ou vulneráveis”. Por exemplo, ofereceu docinhos com excrementos de gato a idosos e crianças em um parque.

Em sua defesa, ReSet afirmou: "Eu faço coisas para dar um show, as pessoas gostam de coisas mórbidas".

Confira também: