O Bispo de Málaga, Dom Antonio Dorado Soto, recordou a necessidade de recuperar o sentido do domingo, um dia no qual "os fiéis devem reunir-se para, escutando a Palavra de Deus e participando da Eucaristia, recordar a paixão, ressurreição e glória do Senhor Jesus, e dar graças a Deus".

O Prelado assinalou que o Concílio Vaticano II "chama com razão dia do Senhor" ao domingo, e lamentou que "em nossa diocese, as condições atuais de vida não facilitam viver a centralidade do domingo", que como tal "não deveria limitar-se à celebração da Santa Missa", é necessário insistir na celebração participada e alegre da Ceia do Senhor".

"É o dia da evocação adoradora e agradecida do primeiro dia do mundo e uma vez a prefiguração, na esperança ativa, do ‘último dia’, quando Cristo virá em sua glória e ‘fará um mundo novo’", indicou.

Depois de afirmar que "em nossas comunidades surge com freqüência à pergunta de como podemos dar um caráter mais atrativo e atraente a nossas celebrações litúrgicas", Dom Dorado assegurou que "a resposta não consiste em procurar elementos externos novidadeiros que captem a atenção dos membros da comunidade" pois "além de que perdem muito em breve sua novidade, não revistam conduzir a viver uma experiência profunda de salvação".

"Necessitamos um esforço catequético que nos leve a descobrir e a meditar o significado teológico da Eucaristia, a riqueza de seus ritos e a certeza de que nos leva a comunhão com Jesus Cristo ressuscitado", manifestou o Bispo de Málaga.

Em seguida o Prelado assinalou que "a legítima insistência no compromisso fraterno com outros pôde ter como conseqüência não procurava, mas real, o esquecimento de que a celebração da Eucaristia é o cume e a fonte da evangelização".

Por isso apenas recuperando o "sentido cristão do domingo, podemos integrar, nesta festa de fé e de esperança, os valores que se desenvolveram na sociedade moderna, como é a possibilidade de que a família conviva em um clima depravado, a oportunidade para desfrutar da beleza do campo e a visita a museus, finalizou Dom Dorado.