O bispo emérito de Corumbá (MS), Dom Segismundo Martinez Alvarez, morreu na tarde de quarta-feira, 21 de abril, no Hospital de Cassems, onde estava internado desde 28 de março por causa de Covid-19. O prelado de 78 anos sofreu uma parada cardíaca.

Dom Segismundo nasceu em 23 de fevereiro de 1943, em Acebes del Páramo, na província espanhola de León. Fez sua profissão religiosa na congregação Salesiana em 1961 e foi ordenado sacerdote em 1972.

Enviado como missionário para o Brasil, atuou como coordenador de pastoral, professor e ecônomo em Araçatuba(SP); diretor e professor em Alto do Araguaia (MT); ecônomo da missão Salesiana de Mato Grosso, pró-reitor de administração na Universidade Católica Dom Bosco e diretor do colégio Santa Teresa de Corumbá.

Foi nomeado bispo de Corumbá, tendo tomado posse em 2005 e atuou no governo episcopal por 13 anos. O papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia no final de 2018, por ter completado 75 anos.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou solidariedade “aos familiares, à Sociedade Salesiana de Dom Bosco, aos amigos e ao povo de Deus presente na diocese de Corumbá”.

“Em preces pela alma de Dom Segismundo, damos graças a Deus pelas mais de quatro décadas dedicadas como missionário salesiano à Igreja no Brasil e ao carisma da educação, especialmente à Igreja particular de Corumbá. Os relatos testemunham a serenidade e a vivência profunda da fé como marcas do ministério deste pastor”, afirma nota de pesar assinada pela presidência da CNBB.

Além de Dom Segismundo, outros bispos morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. No ano passado, morreram por esta doença o arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, aos 70 anos, em 14 de abril, e o bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa, aos 57 anos, no dia 18 de julho.

Neste ano, faleceram por complicações da doença o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, aos 88 anos, em 13 de janeiro; o arcebispo de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido dos Santos, aos 67 anos, no dia 11 de março; o bispo emérito de São João da Boa Vista (SP), Dom David Dias Pimentel, aos 79 anos, em 16 de março; e o Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), Dom Juventino Kestering, aos 74 anos, em 28 de março.

Além disso, em 31 de março, morreu por Covid-19 na Diocese de Bafatá (Guiné-Bissau) Dom Pedro Carlos Zilli, o primeiro bispo missionário brasileiro. Dom Zilli, que era membro do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras – PIME, tinha 66 anos.

Confira também: