O bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), dom Luiz Henrique da Silva Brito, afirmou que, com o novo Missal, muitos não seguem fielmente suas prescrições e adotam a criatividade. Segundo ele, este fato precisa ser revisto e foi deplorado pelo papa Francisco com o motu proprio Traditionis custodes, que estabeleceu restrições à missa tradicional.

“Em carta aos bispos que acompanha o referido motu proprio, o papa Francisco deplora que em muitos lugares não se celebra de uma maneira fiel às prescrições do novo Missal, mas este chegou a entender-se como uma autorização, e inclusive como uma obrigação à criatividade”, escreveu o bispo em um comunicado no qual determinou as instruções para aplicação do Traditionis custodes em sua diocese.

Por isso, dom Luiz Henrique disse que é necessário promover “uma reflexão a respeito do cuidado que devemos ter para com a liturgia em consonância ao que prescrevem as normas emanadas pela Santa Sé”.

A carta citada por dom Luiz Henrique foi direcionada pelo papa aos bispos de todo o mundo para apresentar o Traditionis custodes. Nela, Francisco disse que há um “uso instrumental” da missa tradicional, caracterizada “por uma crescente rejeição não só da reforma litúrgica, mas do Concílio Vaticano II”. Além disso, afirmou que se entristece do mesmo modo com os abusos nas celebrações litúrgicas “de um lado e do outro”, citando a criatividade com que se usa o novo Missal.

Em seu comunicado, o bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda recordou que erigiu na diocese a Capelania Pessoal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para atender aos fiéis ligados à missa tradicional. Segundo ele, “longe de causar divisões, contribui para o enriquecimento espiritual e litúrgico dessa Igreja particular”. “Os fiéis ligados ao Missal de 1962 fazem parte da mesma comunidade de fiéis que constituem a diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda e não expressam qualquer rejeição à legitimidade da reforma litúrgica de 1970e do Concílio Vaticano II”, afirmou.

No motu proprio, o papa Francisco estabeleceu que o bispo local deve autorizar a celebração da missa tradicional, bem como nomear um delegado episcopal para tais celebrações e designar o horário e local onde acontecerão, desde não seja uma igreja paroquial.

Dessa forma, dom Luiz Henrique determinou que na diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda a missa tradicional pode ser celebrada todos os dias, inclusive aos domingos, na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na região pastoral de Volta Redonda, e na igreja de São José Operário, na região pastoral de Barra Mansa. Nas celebrações, as leituras deve ser feitas na língua vernácula, como estabelece o motu proprio. O bispo também nomeou padre José Edilson de Lima delegado episcopal , sendo “responsável pelas referidas celebrações e atendimento pastoral dos fiéis”.

Por fim, o bispo exortou “todos os fiéis, clérigos e leigos” da diocese a ser “sinal daquela unidade tão querida por Cristo em respeito aos diversos carismas que o Espírito Santo infunde em sua Igreja”.

Confira também: