No último sábado, 29 de setembro, festa dos Santos Arcanjos, faleceu o Bispo de Foz do Iguaçu (PR), Dom Dirceu Vegini, que estava internado para tratamento de um câncer no fígado.

O Prelado, de 66 anos, estava internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti desde 30 de agosto. Em nota, a instituição médica informou que Dom Vegini “passou por procedimentos cirúrgicos durante o internamento, permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante todo tempo, e sofreu uma parada cardíaca” na madrugada de 29 de setembro, “teve um sangramento, porém pelo estado crítico de saúde, não foi possível levá-lo para uma nova cirurgia”.

“Nesta manhã, 29, sofreu uma nova parada cardíaca e não resistiu. É com muita tristeza e pesar que o HMCC informa que o Bispo Dom Dirceu evolui a óbito às 11h16 de hoje”, completa a nota.

Dom Dirceu Vegini nasceu em Massaranduba (SC), no dia 14 de abril de 1952, onde foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1984. Em 15 de março de 2006, foi nomeado Bispo Auxiliar de Curitiba (PR), tendo recebido a ordenação episcopal em 2 de junho do mesmo ano.

Em 20 de outubro de 2010, foi nomeado Bispo da Diocese de Foz do Iguaçu pelo Papa Bento XVI, tendo tomado posse em 30 de dezembro do mesmo ano, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.

Ao comunicar o falecimento do Bispo por meio de uma nota, a Diocese de Foz do Iguaçu expressou o pedido de “que os Santos Arcanjos o acompanhem neste encontro na casa do Pai”.

Por sua vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou “seu pesar” e enviou um “abraço cheio de solidariedade cristã aos familiares, amigos, ao Clero e a todas as comunidades da Diocese enlutada”.

Ao recordar o lema episcopal de Dom Dirceu, ‘Communio et Participatio’ (Comunhão e participação), considerou que este “revela sua visão da caminhada cristã e ilumina seu itinerário como pastor no qual auxiliou Dom Moacyr Vitti, na arquidiocese de Curitiba (PR), e desde 2010, serviu ao Povo de Deus na Diocese de Foz do Iguaçu”.

“Na Comunhão dos Santos, unimo-nos na oração”, concluiu a nota assinada pelo Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.

Também a Prefeitura de Foz do Iguaçu declarou luto oficial no município por três dias, tendo início no próprio 29 de setembro, “em sinal de profundo pesar pelo falecimento do Bispo Diocesano Dom Dirceu Vegini”.

No decreto, assinala “o exemplo de religiosidade e de fé que o Bispo Diocesano Dom Dirceu Vegini demonstrou nos oito anos em que atuou na Cidade de Foz do Iguaçu, como líder religioso, propugnando sempre o amor, a fraternidade, a solidariedade, a justiça social e a paz entre todos”.

Confira também: