O papa Francisco aceitou o pedido do bispo emérito de Gante, Bélgica, dom Luc van Looy, de não ser criado cardeal no consistório de 27 de agosto. O papa havia anunciado em 29 de maio a intenção de criar Van Looy cardeal.

A conferência episcopal belga disse em comunicado divulgado ontem que o anúncio de que o cardeal Looy seria criado cardeal “provocou muitas reações positivas, mas também críticas ao fato de que, como bispo de Gante (2004-2020) nem sempre reagiu com força suficiente aos abusos nas relações pastorais”.

“Para evitar que as vítimas de tal abuso sejam prejudicadas novamente como resultado de seu cardinalato, o bispo Van Looy pediu ao papa que aceitasse sua renúncia”.

O comunicado diz que “os Bispos da Bélgica apreciam a decisão do bispo Van Looy e reiteram seu compromisso de continuar sua luta contra todas as formas de abuso na Igreja Católica, na qual os interesses das vítimas e suas famílias estão sempre em primeiro plano”.

Dom Van Looy nasceu em Tielen, Bélgica, em 28 de setembro de 1941. Em 1961 ingressou nos Salesianos de Dom Bosco.

Foi ordenado sacerdote em 12 de setembro de 1970.

Durante a década de 1970, serviu como missionário na Coreia do Sul. Nos anos 1980 e 1990 ocupou cargos de liderança nos Salesianos.

Em 2003, aos 62 anos, foi nomeado bispo de Gante. Recebeu a consagração episcopal em 1 de fevereiro de 2004.

Van Looy falou perante uma comissão parlamentar belga sobre abuso sexual em 2010. “Como ser humano, como crente, como padre e como bispo, estou profundamente envergonhado”, disse ele, segundo relatório de seu depoimento.

Outro relatório disse que os membros da comissão ficaram surpresos quando ele lhes disse que não havia enviado às autoridades seis cartas relacionadas a abusos em sua diocese. Ele teria explicado que a situação era “menos urgente” porque os padres em questão haviam se aposentado.

O papa Francisco nomeou pessoalmente Dom Van Looy como delegado do Sínodo sobre a Família em outubro de 2015.

O papa aceitou sua renúncia como bispo de Gante em 27 de novembro de 2019, quando dom Van Looy tinha 78 anos, três anos depois da idade normal de aposentadoria dos bispos diocesanos.

Confira também: