O Bispo de Caruaru (PE), José Ruy Gonçalves Lopes, aprovou o texto de uma novena e uma oração privada para pedir pela abertura do processo de beatificação de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares (PE), que faleceu em 18 de julho deste ano devido à complicações da Covid-19.

O decreto foi apresentado na terça-feira, 15 de setembro, ao final da festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Caruaru. De acordo com Dom Ruy Lopes, trata-se que “uma novena, uma pequena oração a Cristo Sacerdote”, a fim de rezar para que “possamos daqui a algum tempo – quem sabe daqui a cinco anos – iniciar o processo do nosso querido e saudoso amigo Dom Henrique Soares da Costa”.

O Bispo de Caruaru ressaltou que “essa novena é de devoção privada, não é uma liturgia pública”, portanto, não deve ser rezada em cultos públicos da Igreja.

“Servirá para que cada pessoa reze por ele [Dom Henrique Soares da Costa], mas reze também pelo seu padre, pelo seu sacerdote, pelo seu pároco, por todos os bispos, pedindo a conversão e a santificação de todos nós”, declarou.

O decreto que aprova a oração e a novena afirma que “o natalício para a eternidade do saudoso irmão no episcopado Dom Henrique Soares da Costa gerou nos corações de muitos fiéis, dentro e fora dos limites desta Igreja diocesana que peregrina em Caruaru um piedoso e uníssono desejo de que a Santa Igreja, observada a normativa específica sobre a questão, possa um dia instituir e instruir o processo de beatificação deste muito estimado irmão, ínclito pastor da Diocese de Palmares, Pernambuco”.

Também presente na celebração em Caruaru, o Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão, recomendou que “todos a recitem privadamente” a oração, “já que tem aprovação do bispo”.

Exortou ainda a pedir a Deus para que conceda, “no momento oportuno”, “a graça da instituição e da instrução desse processo [de beatificação de Dom Henrique], para que Deus, por meio da Igreja julgue se chegou o momento de declarar Dom Henrique Soares da Costa um beato”.

Um pedido dos fiéis

Nascido em 11 de abril de 1963, em Penedo (AL), Dom Henrique Soares da Costa foi ordenado sacerdote em 1992 e, em 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju (SE).

Mais tarde, em 2014,o Papa Francisco o nomeou Bispo da Diocese de Palmares (PE), função que exerceu até o último dia 18 de julho, quando faleceu em decorrência de complicações da Covid-19.

O falecimento de Dom Henrique gerou grande comoção entre os fiéis que acompanhavam seu apostolado, sobretudo na internet, onde evangelizava por meio de blog, redes sociais, vídeos.

Logo após a divulgação da notícia da morte do Prelado, foi lançada uma petição na plataforma CitizenGo com a pedindo “ao Regional Nordeste II da CNBB e do Conselho Permanente desta instituição que solicitem ao Santo Padre, o Papa Francisco, a dispensa dos 05 anos para apresentação do libelo de demanda (supplex libellus) isto é, a petição escrita, com a qual pede o início da causa de beatificação”.

Para conferir a oração privada pela abertura do processo da beatificação de Dom Henrique Soares, acesse AQUI.

Confira também: