Pouco antes de finalizar seu discurso, o Papa Bento XVI elevou a seguinte oração, inspirada na passagem evangélica dos discípulos de Emaús: "Fica conosco, porque entardece e o dia já declinou" (Lc 24, 29). Continuando, a oração completa:

"Fica conosco, Senhor, nos acompanhe embora não sempre tenhamos sabido te reconhecer. Fica conosco, porque em torno de nós se vão fazendo mais densas as sombras, e você é a Luz; em nossos corações se insinua a desesperança, e você os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas você nos conforta na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade você ressuscitaste e que nos deste a missão de ser testemunhas de sua ressurreição.

Fica conosco, Senhor, quando em torno de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: você, que é a Verdade mesma como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com sua Palavra; ajude-nos a sentir a beleza de acreditar em ti.

Fica em nossas famílias, as ilumine em suas dúvidas, apóia em suas dificuldades, as console em seus sofrimentos e na fadiga de cada dia, quando em torno delas se acumulam sombras que ameaçam sua unidade e sua natureza.

Você que é a Vida, fica em nossos lares, para que sigam sendo ninhos onde nasça à vida humana abundante e generosamente, onde se acolha, ame-se, respeite-se a vida desde sua concepção até seu término natural.

Fique, Senhor, com aqueles que em nossas sociedades são mais vulneráveis; fica com os pobres e humildes, com os indígenas e afro americanos, que não sempre encontraram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade.

Fique, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege os de tantas insídias que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças.Ó bom Pastor, fica com nossos idosos e com nossos doentes. Fortalece a todos em sua fé para que sejam seus discípulos e missionários!"

Depois da oração, o Santo Padre invocou "o amparo da Mãe de Deus e Mãe da Igreja sobre suas pessoas e sobre toda a América Latina e o Caribe. Imploro de modo especial a Nossa Senhora –sob a invocação de Guadalupe, Padroeira da América, e de Aparecida, Padroeira do Brasil– que lhes acompanhe em seu formoso e exigente trabalho pastoral".