O padre Federico Lombardi, diretor da sala de imprensa da Santa Sé de 2006 a 2016, disse que Bento XVI está pronto para "o encontro definitivo" com Deus.

Lombardi deu uma entrevista ao jornal Avvenire, da Conferência Episcopal Italiana, por ocasião de seu aniversário de 80 anos que será no dia 29 de agosto.

Na entrevista publicada na segunda-feira (22), o ex-superior provincial dos jesuítas na Itália e ex-diretor do Centro Televisivo Vaticano, disse que acompanhou Bento XVI “durante quase todo o seu pontificado, desde 2006 até sua renúncia ao ministério petrino em fevereiro de 2013".

Lombardi destacou que Bento XVI "é um homem de estudo" e o definiria como "um papa teólogo com ideias muito claras".

Lombardi também falou de uma grande virtude do papa emérito: “humildade. Nos diálogos comigo falava sempre em italiano e não em alemão”, embora Lombardi tenha aprendido alemão quando estudou teologia em Frankfurt, onde foi ordenado em 1972.

Ele só às vezes falava em alemão, quando falava com seu secretário, dom Georg Gänswein, e “tinha a fineza de repetir as mesmas coisas em italiano”, mesmo que não fosse necessário.

Seu último encontro com Bento XVI

Sobre a última vez que pôde vê-lo, Lombardi disse que foi "no dia 7 de maio, para lhe dar a notícia do prêmio da Fundação dedicada a ele".

Bento XVI, que fez 95 anos em abril, “ainda conserva uma lucidez mental formidável. Ele tem uma memória e uma capacidade de conexão realmente notáveis ​​para sua idade.”

Lombardi disse ainda que depois de ver Bento XVI ficou com “a ideia de um homem que, apesar da sua fragilidade, transmite serenidade. Graças, eu acho, a uma intensa vida de oração”.

“Ele sempre se despede dando um belo sorriso e se sente pronto para o encontro definitivo com o Senhor”.

Confira também: