A menina Benigna Cardoso da Silva será beatificada no dia 24 de outubro de 2022, data que marca o aniversário de seu martírio. Conhecida como “heroína da castidade”, por ter sido assassinada aos 13 anos defendendo sua virgindade, Benigna se torna a primeira beata nascida no Estado do Ceará.

O anúncio da data de beatificação foi feito hoje pela diocese de Crato (CE), durante coletiva de imprensa. Estiveram presentes o bispo diocesano de Crato, dom Magnus Henrique, o vigário geral, padre José Vicente Pinto, o pároco de Santana do Cariri, padre Paulo Lemos, o coordenador da comissão para a beatificação, padre Wesley Barros, e o coordenador de comunicação, padre José Fabiano.

“Com júbilo e alegria proclamamos a data da beatificação da Menina Benigna, martirizada em nossa diocese. Deus seja louvado”, disse dom Magnus.

A celebração de beatificação de Benigna Cardoso da Silva será presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos da Santa Sé, cardeal Marcelo Semeraro, na Praça da Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato.

Benigna Cardoso da Silva Nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Era muito religiosa e temente a Deus. A menina era assediada por um colega de escola, mas rejeitou as propostas dele. Mas, em uma tarde de sexta-feira, Raul Alves, sabendo que ela costumava buscar água perto de casa, escondeu-se atrás do mato e a abordou, tentando abusar dela. Como Benigna resistiu e dizia “não” com veemência, o rapaz a golpeou com um facão e a matou.

Na época do assassinato, padre Cristiano Coelho Rodrigues, que foi mentor espiritual da menina, escreveu a seguinte nota ao lado do seu registro de batismo: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

O martírio de Benigna foi reconhecido pelo papa Francisco em outubro de 2019. Inicialmente sua beatificação havia sido marcada para 21 de outubro de 2020, mas foi adiada por causa das medidas impostas para o combate à pandemia de covid-19.

Confira também: