Em 23 de setembro foi beatificado em Oklahoma City (Estados Unidos) o Padre Stanley Francis Rother, primeiro sacerdote mártir que defendeu os indígenas da Guatemala e era conhecido naquele país como Padre Aplas ou Padre Francisco.

“O martírio do Beato Stanley Francis Rother nos enche de tristeza, mas também estamos felizes em ver a bondade, generosidade e coragem de um grande homem de fé”, disse na Missa celebrada no Cox Convention Center neste sábado, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, em nome do Papa Francisco.

Além disso, em sua homilia o Purpurado disse que o Pe. Rother “foi uma luz autêntica para a Igreja e para o mundo”, porque “não odiou, mas amou, não destruiu, mas construiu”.

“O Beato Stanley Rother é um testemunho para nós, testemunhas e missionários do Evangelho. A sociedade precisa dessa fonte de bem”, acrescentou.

Mais de 20 mil pessoas participaram da Missa que foi celebrada pelo Cardeal Amato e concelebrada pelo Arcebispo de Oklahoma, Dom Paul S. Coakley, e seu antecessor, Dom Eusebius J. Beltran, que abriu formalmente a causa da beatificação de Pe. Rother há 10 anos.

Estabeleceu-se que o dia da festa de Pe. Rother será 28 de julho, dia em que foi assassinado com um tiro na cabeça.

Biografia

Stanley Francis Rother nasceu em uma pequena cidade chamada Okarche, localizada no estado de Oklahoma, onde a religião, a educação e as granjas eram os pilares da sociedade.

Em sua juventude teve uma vida simples e trabalhava na granja da sua família. Rodeado de sacerdotes, sentiu o chamado de Deus e entrou no seminário. Ali começaria a verdadeira aventura de sua vida.

No seminário tinha dificuldades nos estudos, assim como São João Maria Vianney, o Cura D’Ars.

A autora da biografia do Pe. Stanley, Maria Scaperlanda, disse em entrevista ao Grupo ACI que “ambos eram homens simples que sentiram o chamado ao sacerdócio e alguém tinha que autorizá-los para que completassem os seus estudos e se tornassem sacerdotes. Eles trouxeram consigo bondade, simplicidade e um coração generoso em tudo o que faziam”.

Quando Stanley ainda estava no seminário, o então Papa João XXIII pediu às dioceses dos Estados Unidos que enviassem assistência e estabelecessem missões na América Central. Foi assim que as dioceses de Oklahoma City e Tulsa estabeleceram uma missão em Santiago Atitlán, uma comunidade indígena muito pobre na Guatemala.

Poucos anos depois de ordenado, Pe. Rother aceitou o convite de se unir a esta equipe missionária, onde passaria os 13 anos seguintes de sua vida.

Ao chegar à missão, os índios maias de Tz’utujil não tinham na vila um nome parecido a Stanley, por isso começaram a chamá-lo de Padre Francisco, por causa de seu segundo nome, Francis.

Por sua parte, Pe. Stanley percebeu que tudo o que havia aprendido quando era jovem, na granja da sua família, serviria muito neste novo local, pois como sacerdote missionário, foi chamado não só para celebrar a Missa, mas para ajudar em tarefas simples dos camponeses.

“O Padre Stanley tinha uma disposição natural a compartilhar o trabalho com eles, a partilhar o pão e a celebrar a vida com eles, o que fez com que a comunidade na Guatemala dissesse que o Padre Stanley ‘era nosso sacerdote’”, comentou Scaperlanda.

Nos anos de 1980 e 1981, a violência chegou a um ponto quase insuportável e o sacerdote via como seus amigos e paroquianos eram sequestrados ou assassinados. Inclusive o seu nome estava na lista negra.

Na carta enviada à sua família em seu último Natal, disse que não queria abandonar a aldeia e estava disposto a entregar a sua vida.

Mais em

Na madrugada de 28 de julho de 1981, uma pessoa foi ameaçada com uma arma, foi até o quarto do “Padre Francisco”, acordou-o e disse que o estavam procurando.

Três ‘ladinos’ – homens que massacravam indígenas e camponeses pobres – o esperavam. Naquele momento, queriam que o Pe. Stanley “desaparecesse”. Ele resistiu e lutou durante 15 minutos até que dispararam duas vezes contra ele que, assim, morreu.

Confira também: