No dia 13 de dezembro, o papa Francisco aprovou o decreto do milagre atribuído à intercessão da beata Maria Rivier, religiosa conhecida por ser a fundadora da Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria.

O milagre atribuído à beata Maria Rivier é a intercessão na cura milagrosa de uma menina recém-nascida com hidropisia fetal não imune precoce, que ocorreu em 2015, nas Filipinas.

A beata Anne Marie Rivier nasceu em 19 de dezembro de 1768 em Montpezat-sous-Bauzon, França. Quando tinha um ano e quatro meses, ela sofreu um acidente: caiu da cama e quebrou o quadril.

A queda lhe causou sérios problemas de saúde e a fez sofrer um calvário na infância, a ponto de ter que rastejar com as mãos para se mover. No entanto, essa experiência também a levou a descobrir sua vocação religiosa, anos mais tarde.

Em 1774, aos seis anos, Maria Rivier conseguiu se levantar com a ajuda de muletas, mas sofreu outra queda que a impediu de se levantar novamente por mais dois anos. Então, em 1777, aos oito anos, sua determinação e confiança em Deus a levaram a uma recuperação completa.

Depois de superar doença e de ter descoberto em meio ao sofrimento seu chamado à vida religiosa, Rivier pediu para ser admitida na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Pradelles, mas foi recusada por causa do seu estado de saúde.

Em 1786, com apenas 18 anos, a futura beata obteve permissão para abrir uma escola e se dedicar a visitar e cuidar dos doentes e pobres. Maria tornou-se dominicana e franciscana terciária e abriu um salão para preparar jovens desempregados da paróquia para o mercado de trabalho.

Em 1789, quando estourou a Revolução Francesa, ela se mudou para Thueyts, França, onde reuniu algumas mulheres. Apesar do fechamento das ordens religiosas pelos revolucionários no país, em 21 de novembro de 1796, festa da Apresentação de Maria no Templo, nasceu a pequena comunidade de Rivier.

Cinco anos depois, em 1801, o bispo de Vienne, França, aprovou oficialmente sua comunidade religiosa. Em pouco tempo, a congregação e sua obra se espalharam pelo mundo.

Segundo sua congregação, irmã Marie estava convencida de que a educação cristã de crianças, jovens e adultos era uma prioridade e também tinha predileção pelos pobres. Em 1814, a freira abriu seu primeiro orfanato e “mesmo que a casa fosse pobre, acolher os mais necessitados era sagrado”, disseram.

A beata Maria Rivier morreu no dia 3 de fevereiro de 1838 em Bourg-Saint-Andéol, França. No total, a freira fundou 141 casas e recebeu mais de 350 irmãs para continuar sua missão, disse sua congregação.

Hoje, a congregação está em 19 países, incluindo o Brasil, e todas as regiões do mundo: França, Suíça, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Itália, Madeira, Portugal, Moçambique, Japão, Filipinas, Senegal, Gâmbia, Irlanda, Peru, Camarões, Indonésia e Burkina Faso. A Casa Geral fica atualmente em Castelgandolfo, Roma, Itália.

Em 23 de maio de 1982, o papa são João Paulo II beatificou Maria Rivier, e após a aprovação do milagre obtido por sua intercessão, espera-se sua canonização em breve.

Confira também: