A Fábrica de São Pedro no Vaticano anunciou uma série de atividades organizadas pelo Vicariato do Vaticano e pela paróquia de São Pedro, para celebrar o mês mariano na basílica de São Pedro, onde Nossa Senhora é venerada com o título da Mater Ecclesiae (Mãe da Igreja).

O comunicado publicado ontem (2) informa que todas as quartas-feiras de maio, a partir das 16h (11h no horário de Brasília) será rezada uma oração itinerante que partirá do átrio da basílica de São Pedro "e tocará as principais representações dedicadas à Virgem Maria".

A oração terminará às 17h (12h no horário de Brasília) com a celebração da missa.

Durante as noites de todos os sábados de maio, das 21h às 22h, "será realizada uma procissão de velas com a reprodução da imagem da Mater Ecclesiae na Praça São Pedro", acompanhada pela oração do terço conduzida pelo cardeal Angelo Comastri, presidente emérito da Fábrica de São Pedro.

A imagem da Mater Ecclesiae está em uma coluna da antiga basílica de Constantino, como era chamada antes que o papa são Paulo VI lhe desse o novo título de basílica de São Pedro.

Em 1981, poucos meses depois de sofrer o atentado na praça de São Pedro, o papa são João Paulo II abençoou o mosaico Mater Ecclesiae, expressando o seu desejo "de que todos aqueles que vêm à praça de São Pedro levantem seus olhos para ela, para dirigir-lhe suas saudações e orações com sentimentos de confiança filial".

A Fábrica de São Pedro é a instituição que trata do que a basílica de São Pedro precisa, tanto para sua conservação e decoro, quanto para a disciplina dos guardas e peregrinos que visitam o templo.

Confira também: