Cerca de 15 mil peregrinos cristãos chegarão a Terra Santa para as celebrações e ritos de Semana Santa, que se iniciaram hoje com a procissão de Domingo do Ramos.

Conforme informa a agência Efe, desde o início dos conflitos em setembro do ano 2000, o número dos peregrinos cristãos se reduziu progressivamente, mas desde finais de 2004 se registra um acréscimo no número de visitantes. A situação de relativa "calma" que impera na zona desde  8 de fevereiro, quando palestinos e israelenses declararam uma espécie de trégua na Cúpula do Sharm O-Sheij, contribuiu a este aumento no que se acredita será o retorno maciço de peregrinos aos lugares sagrados.

As cerimônias religiosas por Semana Santa começarão este fim de semana com a procissão de Domingo do Ramos, em que se celebra a entrada triunfal do Jesus em Jerusalém antes de ser julgado e crucificado. A procissão começa no Monte das Oliveiras, na Igreja de Betfagé, a que Jesus enviou a dois de seus discípulos para que lhe trouxessem um burrinho e montar nele até Jerusalém.

A Procissão do Ramos, pelo Monte das Oliveiras serpenteará por entre aldeias palestinas do leste de Jerusalém, onde o grosso da população árabe professa o Islã. Para chegar à cidadela deverá cruzar o muro de oito metros de alto que o Israel construiu na zona para impedir a entrada de atacantes palestinos a seu território.

Os católicos são minoria entre os mais de 160 mil cristãos que vivem em Terra Santa, um número que descende com os anos, o que chegou a preocupar às autoridades vaticanos.

O Papa João Paulo II, e as autoridades da Igreja na zona, exortaram no último ano aos peregrinos a retornar até a Terra Santa, porque a situação de conflito enfrequeceu muito a presença cristã.

Para os representantes eclesiásticos, a peregrinação não só reforça os interesses da Igreja, mas também alenta à população cristã da zona nestes momentos difíceis e é uma amostra de solidariedade com eles por parte de todo o mundo cristão.