A subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gabriella Gambino, ministrará uma masterclass com o tema “Amoris Laetitia: amor conjugal, transmissão da vida e educação dos filhos”, no dia 22 de julho. O evento é promovido pelo Instituto Parresia, da Comunidade Católica Shalom.

“À luz da missão educativa que o magistério de São João Paulo II e o magistério de Francisco atribuem especificamente aos pais cristãos, e no contexto da forte secularização em que estamos imersos, gostaria de me concentrar em dois aspectos particulares que, na minha opinião, constituem não apenas objetivos, mas um caminho que somos chamados a seguir com os filhos que o Senhor nos confia”, disse Gambino. Assim, o conteúdo da masterclasse terá como pontos centrais o dever essencial da família de fazer emergir em cada filho sua identidade de filho de Deus e o dever irredutível da educação moral de seus membros para a liberdade.

Para Gambino, “mais do que teorias, o que é necessário é o testemunho de uma vida prática, de uma vida conscientemente enraizada em Cristo, onde os cônjuges sabem dizer que sua vida é possível porque rezam juntos, porque sabem que quando há dificuldades, a única maneira de superá-las é de perdoar um ao outro, estar de mãos dadas”.

Gabriella Gambino, nascida em Milão, Itália, em 1968, é autora de várias publicações e se dedicou, em particular, aos temas da vida humana, do matrimônio e da família. Mãe de cinco filhos, Gambino foi nomeada pelo papa Francisco subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em novembro de 2017. Desde 2005 é professora de Bioética e Bio-direito pelo Pontifício Instituto Teológico João Paulo II de Ciências do Matrimônio e da Família (Universidade Lateranense).

A masterclass será mediada pelo coordenador acadêmico do Instituto Parresia, Elton Alves, missionário da Comunidade Católica Shalom em Paderborn (Alemanha) e doutorando em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano, na Suíça. O evento gratuito será no dia 22 de julho, às 20h30, e as inscrições podem ser feitas pelo site: https://bit.ly/masterclassamorconsjugal.

Confira também: