Nesta semana, a cidade de Pensacola, na Flórida (Estados Unidos), defenderá no tribunal uma histórica cruz que tem 77 anos, depois que um grupo de ateus entrou com um pedido para que seja derrubada.

A cidade de Pensacola recorrerá no dia 16 de maio no Tribunal de Apelações para o Décimo Primeiro Circuito dos Estados Unidos para proteger a cruz localizada no Bayview Park.

A cruz foi colocada no local em 1941 por um grupo de serviços comunitários enquanto o país se preparava para entrar na Segunda Guerra Mundial.

Durante algumas décadas, ocorreram inúmeros eventos públicos neste monumento, como as comemorações do Dia dos Veteranos e do Dia dos Caídos. Hoje é considerado um símbolo histórico e cultural da cidade, junto com mais de 170 exposições em outros parques de Pensacola.

Entretanto, em 2016, a Associação Humanista Americana processou a cidade de Pensacola em nome de quatro pessoas – duas vivem no Canadá – que afirmaram que a cruz é “ofensiva”.

No ano passado, um tribunal inferior disse que os pais fundadores dos Estados Unidos considerariam a situação atual como um “processo absurdo”; entretanto, mesmo assim, foi decidido que a cruz deveria ser derrubada.

A cidade, representada pelo instituto educacional e legal Becket, apelou argumentando que a Constituição não exige que o governo elimine todos os símbolos religiosos dos lugares públicos e que a religião é um aspecto fundamental da cultura e da história humana.

Confira também: