O Núncio Apostólico na Turquia, Dom Antonio Lucibello, expressou que a notícia do assassinato de Dom Luigi Padovese, Vigário Apostólico de Anatólia e Presidente da Conferência Episcopal deste país, "nos deixou profundamente consternados e sem palavras".

Em declarações à Rádio Vaticano, o Núncio relatou que Dom Padovese "era um homem que trabalhava por instaurar um diálogo entre o Oriente e Ocidente apoiando-se no testemunho, sobre tudo de São Paulo e São João, através de simpósios anuais nos que se estudava os Padres da Igreja e as tradições cristãs que abundam. Certamente é uma grande perda. Esperamos que sua morte não seja o fim de todos estes projetos que já tinham vários anos".

Ao comentar logo os trabalhos dos últimos dias do Vigário Apostólico, o Núncio disse que "devia primeiro chegar ao encontro do Chipre presidido pelo Santo Padre, para receber também ele o Instrumentum Laboris porque era membro do próximo Sínodo para o Oriente Médio. Nos últimos dias esteve envolvido em seu Vicariato com a visita do Patriarca siro-católico da Antioquia, Ignace Youssif III Younan, e um grupo de bispos: sabia que estava em meio de muitíssimas atividades"

"Por isso a notícia nos deixou muito consternados! Receber hoje pela tarde esta notícia verdadeiramente nos deixou sem palavras!", exclamou.

Sobre o homicídio em si, o Núncio Lucibello assinalou que "sabemos pouco, além do fato em si mesmo, o que já foi relatado. O único colaborador que estava ali, na sede do Vicariato, me avisou. Ele estava na sede em Iskenderum e Dom Padovese estava fora, com o chofer".

"Dei instruções ao Vigário Geral, Pe. Domenico Bertogli, que é o pároco de nossa comunidade da Antioquia, ao Arcebispo de Smirne, que foi predecessor de Dom Padovese em Iskenderum, o Vicariato Apostólico de Anatólia, que decidiu fazer-se presente em seu posto amanhã, junto a outro colaborador", concluiu.