Na sexta-feira, 7 de agosto, desconhecidos assassinaram o Pe. Ricardo Cortez, de 43 anos, sacerdote dedicado à formação de seminaristas em El Salvador.

O assassinato, informam os meios locais, ocorreu no território de Ramón Grifal, em São Vicente.

O corpo do presbítero, com ferimentos a bala, foi encontrado próximo ao carro que dirigia, a cerca de 80 quilômetros de San Salvador, capital salvadorenha.

As autoridades policiais e o Ministério Público estão investigando o suposto homicídio.

A polícia descartou que se tratasse de um assalto já que os pertences do sacerdote e o dinheiro estavam no local.

“O Bispo, os sacerdotes, os religiosos e as religiosas e os fiéis da diocese, lamentam a trágica morte do Pe. Ricardo Cortez, Reitor do Seminário São Óscar Arnulfo Romero, seção de Filosofia. Ao mesmo tempo, condenamos e repudiamos o vil assassinato que sofreu”, afirma um comunicado da Diocese de Zacatecoluca publicado em 7 de agosto.

“Padre Ricardo era um homem bom, afável, integrado em sua comunidade e dedicado à formação e ensino dos seminaristas, bem como aos cuidados dos fiéis diocesanos. Por isso, este assassínio é 'inexplicável'”, afirma o comunicado assinado por Dom Elías Samuel Bolaños Avelar, Bispo de Zacatecoluca.

“O sangue inocente de um sacerdote bondoso continua a ensanguentar a terra de El Salvador, sobretudo neste ano em que se celebra o Jubileu dos Mártires, a comemoração dos 40 anos do assassinato de Dom Oscar Romero”, acrescenta o texto.

A Arquidiocese de San Salvador também lamentou a morte do sacerdote e pediu "orações pela força de sua família".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: