Milhares de peregrinos visitam diariamente a famosa Igreja da Natividade, na Terra Santa, e passeiam no entorno para visitar os lugares santos do nascimento e dos primeiros dias do Senhor Jesus na terra.

Mas, poucos sabem que, apenas 300 metros do famoso templo, um grupo de irmãs da família religiosa do Verbo Encarnado, nascida na Argentina, literalmente salva a vida de crianças e jovens com deficiência de Belém e dos arredores.

A Casa Menino Deus foi criada pelas irmãs da Família Espiritual do Verbo Encarnado, em 2005, assim que descobriram que a Autoridade Palestina, carente de recursos, não provê assistência aos pequenos com deficiência mental ou física com mais de cinco anos de idade.

A maioria dos pais não possui recursos para fornecer tratamento adequado e algumas dessas crianças acabam abandonadas nas ruas de Belém ou em cidades próximas.

“Nós tentamos lhes proporcionar, em primeiro lugar, uma vida digna, de filhos de Deus, e a melhor terapia possível, embora saibamos que muitos deles, pela natureza de sua deficiência, sempre viverão aqui conosco”, explica à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, a irmã María de Roncesvalles, natural de Buenos Aires.

Cinco missionárias do Verbo Encarnado, quatro argentinas e uma espanhola, se encarregam da Casa Menino Deus; mas contam com o apoio de voluntários da Ação Católica Italiana, da organização espanhola Youth Wake up e da italiana UNITALSI.

"Mantemo-nos da Divina Providência, que é o nosso carisma em todo o mundo, viver da providência", explica a irmã María.

A irmã Mariam Qalb Iesua, natural de Salta (Argentina), explica a um visitante chegado à Terra Santa, como parte do ambicioso programa de compreensão da região promovido pelo Projeto Philos nos Estados Unidos, que a rotina da casa é muito importante para a vida dos residentes.

O dia começa às 5h30. Às 7h30, após o café da manhã, frequentam a escola vizinha Casa de Anjos, também administrada pelas religiosas. Às 13h, fazem uma sesta e, à tarde, realizam atividades recreativas e terapêuticas. Depois do jantar, rezam o Terço e, antes de dormir, concluem com o Anjo da Guarda.

Somente então as religiosas podem se dedicar a suas atividades espirituais pessoais e comunitárias.

A irmã Mariam explica que a ideia é recuperar as crianças o máximo possível e, por isso, promovem um projeto ambicioso: acrescentar mais dois andares a Casa para incluir uma parte ortopédica e uma neurológica para “fazê-los o mais independente possível”.

Filippo De Grazia, um voluntário italiano que apresentou aos participantes do Projeto Philos a Casa Menino Deus, disse a ACI Prensa que “em poucos lugares desenvolvo mais a minha vida cristã. Para mim, ainda que estejamos a poucos metros da Basílica, experimento a Natividade diariamente aqui, onde estas crianças são transformadas”.

Filippo participa como voluntário diariamente há 14 meses e não sabe o que Deus vai querer dele no futuro. Mas, está convencido de que seu presente está intimamente ligado a esse "serviço de amor cristão que está mudando vidas no mesmo lugar em que Jesus nasceu".

Confira também: