Por que rezar o terço todos os dias? Quais são os benefícios para os fiéis em sua vida diária? A irmã Lucia dos Santos, uma das três videntes de Fátima, deu várias razões que respondem a estas perguntas em um livro publicado em 2002.

Trata-se do livro “Apelos da Mensagem de Fátima”, escrito pela serva de Deus falecida em 2005. Nesta obra, recorda que a Mãe de Deus fez este convite a partir da sua primeira aparição em Fátima (Portugal), em 13 de maio de 1917.

“Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz no mundo e o fim da guerra”, encorajou a Virgem Maria em sua mensagem inicial.

A seguir, as razões de Irmã Lúcia compartilhadas por ‘National Catholic Register’.

1. Adapta-se às possibilidades de cada um

A irmã Lúcia diz que Deus é um Pai que “se adapta às necessidades e possibilidades dos seus filhos”, porque “se Deus, por meio de Nossa Senhora, nos tivesse pedido para irmos todos os dias participar e comungar na Santa Missa, certamente haveria muitos a dizerem, com justo motivo, que não lhes era possível”.

Entretanto, a serva de Deus afirma: “Rezar o terço é acessível a todos, pobres e ricos, sábios e ignorantes, grandes e pequenos”, em qualquer lugar, comunitariamente ou sozinhos e em diferentes momentos.

2. Coloca-nos em contato familiar com Deus

Irmã Lúcia indica que esta oração serve “para entrar em contato com Deus, agradecer os Seus benefícios e pedir-lhe as graças de que necessitamos”.

“É a oração que nos leva ao encontro familiar com Deus, como o filho que vai ter com o seu pai para lhe agradecer os benefícios recebidos, tratar com ele os seus assuntos particulares, receber a sua orientação, a sua ajuda, o seu apoio e a sua bênção”, acrescentou.

3. É a oração mais agradável que podemos recitar depois da Missa

Irmã Lúcia afirma que depois da missa, rezar o terço – levando em consideração a sua origem, as orações que contém e os mistérios que se meditam – “é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus e de maior proveito para as nossas almas”.

“Se não fosse assim, Nossa Senhora não teria recomendado isso com tanta insistência”, sublinhou.

4. As contas do terço nos ajudam a cumprir os nossos oferecimentos diários

Irmã Lúcia responde qualquer inquietude sobre o número de orações no terço, esclarecendo que “precisamos contar, para termos a consciência viva e certa dos nossos atos e sabermos com clareza se temos ou não cumprido o que nos propusemos a oferecer a Deus cada dia, para preservarmos e aumentar o nosso trato de direta convivência com Deus, e, por esse meio, conservarmos e aumentarmos em nós a fé, a esperança e a caridade”.

5. Ajuda a receber melhor a Eucaristia

Em seu livro, a vidente de Fátima assegura que o terço pode ser considerado “uma forma de preparar-se melhor para participar da Eucaristia, ou então como uma ação de graças”, depois de receber o Corpo de Cristo.

Ela acrescenta que, embora possam usar muitas orações excelentes para se preparar para receber Jesus na Eucaristia e preservar a nossa relação íntima com Deus, não acredita que há “uma oração mais apropriada para as pessoas em geral do que a oração dos cinco ou quinze mistérios do rosário”.

6. Preserva as virtudes teologais

“Deus e Nossa Senhora sabem melhor do que ninguém aquilo que mais nos convém e de que temos mais necessidade. Além disso, o Terço será um meio poderoso para nos ajudar a conservar a fé, a esperança e a caridade”, sublinhou Iirmã Lúcia.

Mais em

7. Impede cair no materialismo

Irmã Lúcia vai direto ao ponto e assegura que “aqueles que abandonam a oração do terço e não tomam diariamente parte no Santo Sacrifício da missa, nada têm que os sustente, acabando por se perderem no materialismo da vida terrena”.

Confira também: