Dois novos bispos auxiliares foram nomeados para a arquidiocese de São Paulo hoje, 3: Padre Rogério Augusto das Neves e padre Cicero Alves de França.

Dois bispos auxiliares deixaram a arquidiocese no ano passado, o que motivou o arcebispo dom Odilo Pedro Scherer a pedir a substituição deles, totalizando novamente sete bispos auxiliares na arquidiocese paulistana.

Padre Rogério Augusto das Neves atua, desde 2015, como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em São José dos Campos (SP). Nascido na cidade em em 30 de dezembro de 1966, Neves se formou em direito pelas Faculdades Integradas de São José dos Campos. Sua ordenação sacerdotal foi em 3 de julho de 1999, sendo incardinado na diocese de São José dos Campos.

Atuou ainda como professor de Direito Canônico em diversas universidades como Faculdade Paulo VI, em Mogi das Cruzes (SP); Faculdade Católica de São José dos Campos; Faculdade Dehoniana, em Taubaté; Centro Universitário Salesiano Pio XI e Faculdade São Bento, ambos em São Paulo; e no Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina, em Florianópolis. 

O sacerdote atuou também na função de assistente eclesiástico na União dos Juristas Católicos de São José dos Campos, foi presidente da Pastoral Judiciária da diocese de São José dos Campos e diretor espiritual do Grupo de Reflexão “Filhos no Céu”.

O padre Cicero Alves de França é reitor do Seminário Bom Pastor da arquidiocese de São Paulo, professor na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e membro da Comissão arquidiocesana para a tutela dos menores e das pessoas vulneráveis (2020).

Nascido em Cajazeiras, Paraíba, no dia 13 de março de 1975, França ingressou no seminário da arquidiocese de São Paulo em 1996 e em 1997 no Seminário de Filosofia Santo Cura D’Ars da mesma arquidiocese para cursar Filosofia. Concluiu o curso de Filosofia em 1999 pela Faculdade Associadas do Ipiranga (FAI), de São Paulo.

Sua ordenação presbiteral se deu no dia 7 de março de 2004 na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora da arquidiocese de São Paulo pela imposição de mãos do então arcebispo Cláudio cardeal Hummes.

No início do seu ministério presbiteral, Neves foi nomeado vigário da paróquia São Judas Tadeu na Região Episcopal Brasilândia, da arquidiocese de São Paulo. Em 2005, foi nomeado vice-reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura D’Ars pelo cardeal Cláudio Hummes, sendo concomitantemente vigário das paróquias São João Batista, na Região Episcopal Lapa, Paróquia São Mateus (2006) da mesma região Episcopal; colaborador da Paróquia Nossa Senhora do Brasil.

Dom Odilo Pedro Scherer comunicou oficialmente a nomeação dos dois novos bispos auxiliares durante um evento acadêmico na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da PUC-SP, no Ipiranga, Zona Sul de São Paulo.

“Agradeço ao Papa Francisco por ter acolhido favoravelmente o pedido de nossa arquidiocese, da nomeação de dois novos bispos auxiliares. O Espírito Santo continue a iluminar e sustentar o Papa Francisco no exercício de sua missão na Igreja”, manifestou o arcebispo.

A ordenação episcopal do Padre Rogério acontecerá no dia 1º de maio, às 15h30, em São José dos Campos. O Padre Cícero será ordenado bispo no dia 8 de maio, Domingo do Bom Pastor, às 15h, na Catedral da Sé. Na mesma ocasião, ambos tomarão posse do ofício de Bispos Auxiliares.

Confira também: