Um grupo de arqueólogos afirma ter encontrado a tumba de Salomé, a mulher que, segundo alguns relatos apócrifos, ajudou a Virgem Maria durante o nascimento de Jesus.

A descoberta foi feita 35 quilômetros a sudoeste de Jerusalém, durante o trabalho de preparação da floresta de Laquis para acesso público.

No local foram encontradas uma gruta e um grande pátio de 250 metros quadrados cercado por muros, que teria funcionado como entrada do nicho de uma importante família judia há 20 séculos.

Nas paredes da caverna há algumas cruzes e inscrições em grego e árabe que mostram que era uma antiga capela dedicada a Salomé.

Segundo o Evangelho apócrifo de Mateus, Salomé foi uma das duas parteiras de Belém que foram ao presépio para ajudar a Virgem Maria durante o nascimento de Jesus. Porém, ofuscada por um resplandor no exato momento do parto, ela não se atreveu a entrar.

Apesar disso, continua a história apócrifa, Salomé duvidou da virgindade de Maria. Por isso, sua mão ficou seca e só foi curada depois de adorar o menino Jesus.

O chamado "evangelho do pseudo Mateus" não é reconhecido como a verdadeira Palavra de Deus pela Igreja Católica, porque foi escrito em meados do século VI, quando nenhum dos apóstolos ainda estava vivo.

Os pesquisadores descobriram que a capela consagrada a Salomé foi um local de peregrinação até o século IX, porque no pátio foram encontradas dezenas de lamparinas a óleo comumente usadas em cerimônias religiosas.

“Encontramos este grande pátio e dezenas de lamparinas a óleo, sinais de peregrinos e inscrições. Isso é o que há de mais recente em arqueologia hoje em Israel", disse a equipe de pesquisa, segundo o jornal The Times of Israel.

Saar Ganor, diretor da equipe responsável pelas escavações, confirmou que o local poderá ser visitado pelo público quando as obras de restauração estiverem concluídas.

Confira também: