Uma equipe de arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel descobriu uma igreja cristã de rito bizantino, datada do século VI.

A Unidade de Arqueologia da Administração Civil, que supervisiona locais históricos no que foram as antigas regiões da Judeia e Samaria, anunciou na quarta-feira que a igreja foi encontrada em Jericó, uma cidade palestina da Cisjordânia, segundo jornal The Times of Israel.

A igreja teria 250 metros quadrados, o que a tornaria relativamente grande para a época. A unidade de arqueologia disse que o complexo ainda estava em uso durante o início do período muçulmano.

 

O islamismo chegou à região no início do século VII, quando o exército muçulmano tomou Jerusalém no ano de 636. No entanto, os pisos de mosaico da igreja não foram danificados pela iconoclastia (destruição de imagens religiosas), embora a religião islâmica proíba a exibição de ícones e imagens em público.

The Times observa que a nave da igreja está quase totalmente preservada. A nave é a parte central da igreja onde os leigos rezam, se ajoelham e louvam durante a liturgia.

Um elaborado mosaico de tranças de videiras e representações de animais cobre esta nave.

As autoridades disseram que foi encontrada dentro do templo uma inscrição grega de três metros de comprimento que homenageia duas figuras públicas que doaram para a construção, Georgios e Nonus.

TheTimes também informou que a área onde a igreja ficava sofreu um grande terremoto em 749 d.C., o mesmo que destruiu várias igrejas da região. A igreja, no entanto, foi abandonada antes do terremoto.

A unidade de arqueologia descreveu a descoberta de antiguidades como "muito importante" e vai continuar o seu trabalho arqueológico "para a descoberta contínua do passado glorioso da área".

As ruínas da igreja serão exibidas no Museu do Bom Samaritano na Cisjordânia, junto com os mosaicos, informou a agência.

O museu é dedicado a compartilhar evidências históricas das religiões judaica, cristã e samaritana, de acordo com o site.

No início e meados do século VI, a área onde a igreja foi encontrada estaria sob o domínio do imperador católico Justiniano do Império Bizantino.

Confira também: