Um grupo de arqueólogos descobriu evidências que confirmariam a localização da casa onde viveu, antes de ir para Roma, o apóstolo são Pedro, primeiro papa da história.

A descoberta foi feita durante escavações na basílica bizantina dos séculos V e VI conhecida como "Igreja dos Apóstolos" no sítio arqueológico de El-Araj na costa do Mar da Galileia, Israel.

A equipe encontrou um grande mosaico grego que apoia a teoria de que a antiga basílica foi construída no local da casa de são Pedro e santo André.

Steven Notley, diretor acadêmico da escavação, disse a CNA, agência em inglês do grupo ACI, que o mosaico é a “conexão arqueológica mais definitiva com Pedro”.

Notley, professor de Novo Testamento e Origens Cristãs na Universidade de Nyack, disse que o mosaico tem uma frase que pede a intercessão de são Pedro.

São Pedro é mencionado na inscrição como “o chefe e comandante dos apóstolos celestiais”. Os escritores cristãos bizantinos costumavam se referir ao santo com este título.

No mosaico consta que o doador é Constantino, “servo de Cristo”. Seu nome está emoldurado em um medalhão redondo com duas linhas de tesselas, como se chamam as peças de um mosaico, de vidro preto.

Notley disse que o mosaico de mais de 1.500 anos é uma evidência convincente de que o sítio de El-Araj é a cidade perdida de Betsaida, que ele chama de "a última cidade perdida dos Evangelhos".

O mosaico está em vestígios arqueológicos do período romano, como parte de uma igreja que está diretamente associada ao apóstolo.

"Isso fortalece nosso argumento de que isso deve ser considerado a principal opção para a Betsaida do primeiro século", disse Notley.

Notley disse que acha que o local passou despercebido, em grande parte devido às inundações ocorridas no século III, no final do período romano.

Depois de encontrar vários restos da época das Cruzadas e do período bizantino, a equipe de pesquisadores encontrou entre 38 e 50 centímetros de lodo puro, solo composto de argila, lama e areia, deixado para trás depois que o rio Jordão inundou a região.

"E então, de repente, chegamos ao nível romano", acrescentou, depois que a equipe encontrou peças de mosaico de vidro dourado.

Apenas uma igreja poderia ter guardado esse tipo de peças ornamentadas.

Notley comparou a localização da igreja ao relato de dom Willibald, um bispo bávaro do século VIII, que em 725 visitou locais sagrados ao longo do Mar da Galileia e descreveu uma basílica onde passou a noite como a casa de São Pedro em Betsaida, onde está agora o sítio de El-Araj.

A localização também corresponde à descrição de Flávio Josefo de Betsaida.

A escavação na chamada "Igreja dos Apóstolos" é liderada por Notley e pelo arqueólogo Mordechai Aviam, da Universidade Kinneret. A cada temporada, os dois reúnem uma equipe de voluntários de todo o mundo, incluindo cristãos, não cristãos, judeus e árabes, para trabalhar na escavação.

Notley convocou os interessados ​​em participar de futuras escavações para visitar seu site. A próxima escavação ocorrerá em outubro.

A equipe terminará de limpar a igreja e disse que espera mais inscrições no próximo ano.

Padre Eamon Kelly, vice-diretor do Centro Magdala, amigo próximo de Notley que faz gravações no sítio arqueológico, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, que é testemunha do "maravilhoso progresso desta escavação arqueológica".

Mais em

“Escavar as histórias do Evangelho e as conexões do cristianismo primitivo e judaico na Galileia nestes últimos anos em Magdala, e agora em El-Araj, enriquece nosso conhecimento e nos estimula em muitos níveis”, concluiu.