A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) realiza hoje, terça-feira, 27 de abril, às 19 horas, live de apresentação do Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo, que contará com a participação dos arcebispos de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, de Salvador, Cardeal Sérgio da Rocha, e de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, que também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Relatório foi lançado mundialmente no último dia 20 de abril em seis idiomas. Trata-se do o único estudo realizado por uma instituição católica que abrange todas as religiões e analisa a situação em 196 países do mundo.

Nesta sua 15ª edição, o Relatório observa que a liberdade religiosa tem sido violada em um de cada três países. O direito fundamental à liberdade religiosa não foi respeitado em 62 (31,6%) dos 196 países pesquisados, entre 2018 e 2020. De acordo com o estudo, em 26 desses países as pessoas sofrem perseguição e, em 95% deles, a situação ficou ainda pior durante o período analisado.

Segundo o presidente executivo internacional da ACN, Thomas Heine-Geldern, com este “relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, queremos levantar as nossas vozes para falar em nome daqueles que já não podem e daqueles que são perseguidos e oprimidos em todo o mundo por causa de sua fé”.

Com a divulgação do relatório em diferentes países, indicou Heine-Geldern, o objetivo da ACN é alcançar “o maior número possível de pessoas e atingir um amplo público em geral interessado nos direitos humanos”.

A apresentação do relatório nesta terça-feira no Brasil acontecerá às 19h e será transmitida através do canal da ACN Brasil no Youtube e do Facebook da ACN Brasil

Para ver a íntegra do relatório, acesse: acninternational.org/religiousfreedomreport.

Confira também: