O Arcebispo de León (México), Dom José Guadalupe Martín Rábago, recordou que a próxima viagem do Papa Bento XVI é a primeira de um Pontífice a esta região e pode ser considerado um reconhecimento à zona com a percentagem mais alta de católicos no país.

Em diálogo telefônico com o grupo ACI ontem, 17, o Prelado expressou sua alegria pela eleição de León como destino do Santo Padre na visita que realizará entre os dias 23 e 26 de março ao México.

Dom Martín Rábago recordou que em León "há uma zona onde 94 por cento da população é católica". Acrescentou que o Papa João Paulo II não visitou León em nenhuma de suas cinco visitas ao país e a chegada de Bento XVI "é uma maneira de fazer que as pessoas possam gozar com esta experiência de fé".

Para o Prelado, a visita do Papa constitui "um reconhecimento à fidelidade desta gente que se manteve fiel à Igreja apesar de todo o proselitismo das seitas. As pessoas permanecem, de maneira muito considerável, dentro da Igreja Católica".

O Arcebispo de León explicou que "León é o centro geográfico da Republica Mexicana e dado que o Papa não ia visitar outras partes do México pensou-se em um lugar aonde mais mexicanos pudessem chegar ".

Dom Martín Rábago pediu compreender os motivos que impedem o Papa Bento XVI chegar ao Distrito Federal, uma cidade localizada a 2200 metros sobre o nível do mar, uma condição que poderia afetar a saúde do Santo Padre, que em breve cumprirá 85 anos de idade. "Esta provavelmente não seja uma altura adequada para a saúde do Papa", indicou.

O Arcebispo de León disse ao grupo ACI que o Papa irá ao México no contexto da missão continental que ele espera que seja alentada; e quando nesse país se vive uma crise por causa da violência.

Esta crise, indicou, "é o resultado de uma cultura sem valores que relativizou a vigência e a importância da vida. Estamos convencidos de que podemos sair desta penosa situação só se nos educarmos para o respeito mútuo, para viver com solidariedade".

Por isso, disse o Arcebispo, "esperamos ouvir do Papa Bento uma mensagem que nos alente a ser mais sensíveis a estes valores que perdemos. Ele manifestou com muita freqüência sua solidariedade com as pessoas golpeadas pela violência e convocou a fortalecer a esperança. Nós esperamos isso para caminhar adiante e construir um país melhor".

Dom Martín Rábago comentou ademais que há um programa de preparação para os fiéis de León que busca divulgar mais a figura do Santo Padre "em todas as paróquias e grupos apostólicos", para que os fiéis conheçam mais concretamente o Papa Bento XVI.

"Esperamos que o acontecimento não seja um espetáculo nem algo que seja apenas motivo de euforia mas que haja preparação e acolhida da mensagem do Papa que gera frutos permanentes", explicou.