Dom Héctor Aguer, arcebispo emérito de La Plata, Argentina, propôs uma solução para o “conflito” em torno da destituição de dom Daniel Fernández Torres da diocese de Arecibo, Porto Rico, pelo papa Francisco.

“O Santo Padre, falando dos conflitos que existem em algumas regiões da Igreja, mencionou o que continua na diocese de Arecibo, Porto Rico. O problema teve origem no deslocamento do bispo, dom Daniel Fernández Torres”, disse dom Aguer em um comunicado sobre o caso que enviou ontem (20) à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI.

O papa Francisco falou do "conflito" que "ainda não terminou" na diocese de Arecibo em uma entrevista a revistas jesuítas europeias publicada na semana passada.

Dom Daniel Fernández Torres destituído pelo papa Francisco em 9 de março deste ano, depois de se negar a renunciar ao cargo de bispo de Arebido para o qual foi nomeado 11 anos antes pelo papa Bento XVI. Não foi apresentada nenhuma causa para a destituição.

Segundo documentos obtidos por ACI Prensa, o arcebispo de San Juan, dom Roberto González Nieves, teria desempenhado um papel preponderante na destituição do bispo de Arecibo. Dom Fernández teria ocorrido por causa de sua posição a respeito da liberdade de consciência dos fiéis diante da vacina contra covid-19 e sua recusa em enviar seus seminaristas a um seminário interdiocesano em Porto Rico.

Para dom Aguer, as razões da demissão “foram que dom Daniel se ocupa pessoalmente das vocações e, como é seu direito, decide onde devem se formar. Por que você teria que enviar os candidatos ao seminário de San Juan, onde a orientação é progressista?”

"Outra acusação contra o bispo de Arecibo é que ele defendeu a liberdade dos fiéis de serem vacinados ou não contra a covid-19. É uma arbitrariedade sustentar que se vacinar é um dever moral."

“Os cristãos já são adultos e em um assunto tão pessoal devem decidir livremente”, disse o arcebispo argentino.

A orientação da Congregação para a Doutrina da Fé sobre se é aceitável tomar as vacinas contra covid-19, uma vez que todas as que existem no mercado foram produzidas ou testadas usando tecidos obtidos de bebês abortados declara que “a vacinação não é uma obrigação moral e, por conseguinte, deve ser voluntária”.

Como superar o conflito em Arecibo?

Ao final de seu comunicado, o arcebispo emérito de La Plata faz uma proposta para acabar com o conflito. “Penso que o clero e os fiéis da diocese poderiam pedir ao Sumo Pontífice que lhes devolvesse o bispo. Sua Santidade pode atender a essa súplica usando de sua prudência e seu amor pastoral”, sugeriu dom Aguer.

"Queridos irmãos: com toda humildade supliquem ao sucessor de Pedro que dom Fernández Torres continue a governar a diocese de Arecibo”.

Confira também: