Dom José Antonio Eguren, arcebispo de Piura e Tumbes, Peru, pediu que os católicos do país rezem muito neste mês de outubro ao Senhor dos Milagres, para dissipar o perigo do senderismo terrorista que visa tomar o poder no Peru.

“Se do escuro mais escuro do mistério da Cruz, o Senhor tirou a luz radiante do seu Amor que vence todo pecado e mal, tenhamos a firme esperança de que Ele dissipará as trevas do perigo que atualmente representa a ideologia sinistra do senderismo que ameaça tomar o poder no Peru”, disse o arcebispo na missa celebrada ontem, 18 de outubro, em honra ao Senhor dos Milagres, a principal devoção do país, celebrada durante todo o mês de outubro.

Dom Eguren se referia ao grupo terrorista Sendero Luminoso, que matou dezenas de milhares de pessoas no Peru nas décadas de 1980 e 1990.

O Sendero Luminoso, de ideologia marxista-leninista-maoísta, foi fundado e liderado por Abimael Guzmán Reinoso para tomar o poder seguindo a estratégia de “luta armada” de Mao Tse-Tung, do campo à cidade.

Guzmán foi capturado em setembro de 1992 e o grupo terrorista se dividiu em duas facções: uma que seguiu com a luta armada, e outra que deu origem ao Movimento pela Anistia e Direitos Fundamentais (Movadef), com o objetivo de se inscrever como partido político. 

Guzmán Reinoso, que era chamado de "Presidente Gonzalo" por seus seguidores, morreu em 11 de setembro de 2021 e seus restos mortais foram cremados no dia 24 do mesmo mês.

O jornal peruano El Comercio noticiou que mais de 240 membros do Movadef estão registrados no Peru Libre, partido do atual presidente Pedro Castillo.

Peru Libre se apresenta em seu ideário como marxista, leninista e mariateguista, em alusão ao pensador de esquerda peruano José Carlos Mariátegui, que nas primeiras décadas do século XX fundou o Partido Comunista do Peru.

O congressista de Peru Libre, Guillermo Bermejo, é acusado pelo Ministério Público de “pertencer e filiar-se aos remanescentes da organização terrorista Sendero Luminoso”.

 “Queridos irmãos, nunca subestimemos o poder da oração. Os humildes e simples em mais de uma ocasião nos deram testemunho disso, porque a oração, cheia de fé e abandono do devoto, é a mais bela das flores, o círio mais brilhante, o incenso mais perfumado”, exortou.

“Exorto a que façamos deste mês de outubro, um mês de intensa oração ao Senhor por todas as nossas necessidades, tanto pessoais, como sociais”, animou o arcebispo.

Em sua homilia, dom Eguren pediu para não esquecer que “ao longo de mais de três séculos de nossa história, o Senhor dos Milagres consolou e curou seu povo peruano de perigos e desastres, como terremotos, epidemias e as guerras que nosso país sofreu”.

“Tenhamos certeza de que Ele nos curará definitivamente da pandemia que ainda sofremos e nos ajudará a preservar no Peru nossa vida democrática, liberdade, paz e os direitos fundamentais de todos os peruanos”.

O arcebispo disse que, apesar dos esforços de alguns, “nada nem ninguém poderá apagar esta devoção da alma peruana e com ela a profunda fé cristã e católica que se aninha na cultura e no coração de todos os peruanos”.

Em outubro, continuou ele, o Senhor dos Milagres oferece "o maior presente que brota de seu Coração transpassado". Por isso, “convido a que nos aproximemos com confiança ao sacramento da confissão, para oferecer ao nosso ‘Cristo Moreno’, na pessoa de seu sacerdote, nossas misérias. Sim! Nossas misérias! Embora pareça absurdo, isso é o que Jesus espera ansiosamente que lhe demos”.

Convidou também “todos a que nos deixemos transpassar, tocar pelo poder de seu Amor. No entanto, aceitar seu amor não é suficiente. É preciso corresponder a esse amor e depois comprometer-se a comunicá-lo aos demais”.

Confira também:

 

Mais em