O Arcebispo de Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, fez um chamado à cidadania a atuar com maturidade nos próximos comícios locais, em seguida ao conflito que afligiu por vários meses a sua jurisdição.

Depois da greve de professores que deixou 25 mortos e numerosos feridos, o Arcebispo assinalou que "depois da dolorosa experiência do conflito, temos que mostrar que aprendemos a refletir, a atuar com maior serenidade, responsabilidade e maturidade".

Em uma mensagem intitulada "Para as eleições locais", recordou que "no próximo 6 de agosto teremos as eleições para deputados locais e em 7 de outubro para prefeitos", feito que qualificou como "uma prova" para partidos políticos, autoridades eleitorais, governo, meios de comunicação e cidadãos.

O Arcebispo recordou que os meios de comunicação jogarão "um serviço fundamental e indispensável", e afirmou que "muito danificaram as comunidades plataformas sustentadas em teorias sem feitos, promessas que não se cumprem, plataformas cujo dinamismo se centra em procurar votos sem importar manipulações, enganos, corrupções ocultas e denegrir aos competidores".

Dom Chávez manifestou a urgência de políticos dispostos a servir realmente ao povo, "que harmonizem o poder e a sabedoria, porque o poder sem sabedoria é tirania, e a sabedoria sem poder moral é muito débil".