O arcebispo de Arequipa, no sul do Peru, dom Javier del Río Alba, descreveu três características de São José “como modelo válido para toda vocação humana”.

“Os evangelhos não incluem uma única palavra dele. Porém, como Deus não olha para o exterior, mas para o coração e encontra em José um coração capaz de dar e gerar vida, o escolheu para ser esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus”, disse o arcebispo por ocasião do 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações que será celebrado em 25 de abril.

A primeira característica de São José “é a vocação ao amor”, disse o arcebispo numa mensagem semanal publicada no domingo. “É a primeira característica de cada pessoa humana”, disse. “Todos nós fomos criados por amor e para o amor”.

“A lógica do amor é a lógica do serviço e do dom de si mesmo; essa capacidade de amar sem reter nada para si”, explicou o arcebispo.

“São José viveu totalmente doado à Virgem Maria e a Jesus”. “Toda a sua vida esteve em função deles; e, assim, vivendo para eles, José encontrou a sua própria vida, o próprio sentido da sua vida, que transcendeu inclusive os anos que passou neste mundo”, acrescentou.

A segunda característica é a vigilância. “Se José não tivesse estado vigilante, atento à vontade de Deus, e/ou não tivesse sido fiel, teria passado por este mundo como um dos tantos que vivem de modo superficial, deixando-se levar apenas por suas apetites e interesses egoístas", explicou.

São José “medita, reflete, não se deixa dominar pela pressa, não cede à tentação de tomar decisões precipitadas, não segue seus instintos e não vive sem perspectivas; sabe que a existência só se constrói com a adesão contínua às grandes opções”.

“A vigilância de José e sua prontidão para fazer a vontade de Deus baseiam-se em saber que Deus é fiel e que fazer sua vontade é o melhor para ele. Neste tempo de incertezas e temores, a experiência de São José é um convite a fundar ou refundar nossas vidas na fidelidade de Deus, procurando sempre fazer a sua vontade”, concluiu dom Javier, contando a fidelidade como a terceira característica de São José que o torna um modelo para a vocações.

Confira também: