O Arcebispo de Burgos e membro da Comissão para a Família e defesa da Vida da Conferência Episcopal Espanhola, Dom Francisco Gil Hellín, assinalou que "o matrimônio é uma instituição que se inscreve na ordem da criação e é anterior a qualquer religião”.

Em um texto difundido pela Agência Fides, titulado “A Igreja defensora do homem”, Dom Gil Hellín explicou a postura católica diante da eventual equiparação legal das uniões homossexuais e o matrimônio e indicou que “o que a Igreja defende é uma instituição natural, o matrimônio de qualquer pessoa seja qual seja sua fé”.

“A Igreja não quer desentender-se da valorização que a sociedade faz sobre os homossexuais nem das repercussões sociais que produz a equiparação civil de suas uniões com o matrimônio, antes bem, a Igreja sempre sai ao encontro do homem para lhe dar uma resposta acorde com a verdade”, afirmou o Arcebispo.

O Prelado manifestou que a resposta da Igreja à realidade dos mal chamados “matrimônios” homossexuais “não é altiva nem pretensiosa porque Deus mesmo se fez presente na história e manifestou ao homem seu fim, seu destino e sua meta final”.

O Arcebispo indicou também que, graças à revelação de Deus ao homem, "a Igreja sabe que o Criador ao princípio criou homem e mulher para que formassem uma comunidade estável e orientada à procriação" e adicionou que a Igreja “não quer desertar desta tarefa incluso sabendo que vai ser incompreendida, mau interpretada, perseguida e mautratada".

“Não deve surpreender que a Igreja reaja com força e contundência quando se trata de defender a sociedade matrimonial e que se oponha firmemente à união de dois homens ou duas mulheres. Não se trata de desprezo ou discriminação para quem apresenta tendências homossexuais, o que a Igreja defende mas bem é que a base da socialidade está na comunhão interpessoal de um homem e uma mulher, quer dizer, no matrimônio", assegurou o Prelado.

Finalmente, Dom Gil Hellín anotou que "os homens e mulheres de nosso tempo deveriam tomar consciência de que, por trás dos ataques à Igreja, são eles mesmos que estão sendo atacados".