O arcebispo emérito da Filadélfia, dom Charles Chaput, alertou que Joe Biden, o segundo presidente católico da história dos EUA, “não está em comunhão com a fé católica” e lhe dar a comunhão seria participar “de sua hipocrisia”.

A dirigir um Simpósio Eucarístico na diocese de Arlington, Virgínia, no sábado (22), o bispo de 78 anos disse que na luta dos católicos para se "encaixar" na cultura americana os católicos foram vitoriosos mas, no processo, foram "digeridos e alvejados ", em vez de "fermentar de forma fértil com um testemunho católico distinto”.

“A apostasia do senhor Biden sobre o tema do aborto é apenas o exemplo mais repugnante. Ele não está sozinho. Mas em um mundo saudável, sua liderança pública singular faria, ou deveria fazer, com que as consequências públicas fossem inevitáveis”.

Desde a campanha que o levou à presidência, Biden, embora se apresentasse como um católico devoto, repetidamente se manifestou a favor do aborto.

Quando a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou a decisão Roe x Wade, em 24 de junho deste ano, Biden lamentou, dizendo que era “um dia triste para a Corte e para o país". Roe x Wade foi a decisão da Suprema Corte dos EUA que liberou o aborto no país em 1973.

Em 18 de outubro, ao participar do Comitê Nacional Democrata em Washington, Biden disse que o Congresso deve “codificar” Roe, tornando o aborto legal em todo o país com uma lei federal, “de uma vez por todas”.

Biden prometeu que se o Partido Democrata, conseguir mais senadores e deputados nas eleições de meio de mandato em 8 de novembro, “o primeiro projeto de lei que enviarei ao Congresso será codificar Roe x Wade. E quando o Congresso aprovar, vou assiná-lo em janeiro, 50 anos depois que Roe foi decidida pela primeira vez como a lei do país."

No Simpósio Eucarístico de 22 de outubro, dom Chaput advertiu que “quando se rompe livremente a comunhão com a Igreja de Jesus Cristo e com seus ensinamentos, não se pode fingir estar em comunhão quando for conveniente. Essa é uma forma de mentir".

“O senhor Biden não está em comunhão com a fé católica. E qualquer padre que dê a comunhão ao presidente participa de sua hipocrisia", disse.

O arcebispo americano lamentou que atualmente "muitos católicos" não acreditam mais que Jesus está "vivo entre nós agora mesmo em cada celebração da Missa, em nossos tabernáculos e em nossas capelas de adoração”.

Frente a esta "narcolepsia", o bispo salientou que o antídoto "começa pela simples leitura, desde o primeiro versículo de Mateus até ao último versículo do Apocalipse".

“É impossível ler em silêncio a Palavra de Deus sem encontrar a presença de Deus”, assegurou.

O arcebispo emérito da Filadélfia insistiu que “a Eucaristia não é apenas uma metáfora, ou um evento puramente espiritual, ou um símbolo. É o corpo e o sangue vivo de Jesus Cristo, produzido com o pão e o vinho por meio do ministério do sacerdote”.

Dom Chaput concluiu lembrando que, “como Josué disse às tribos de Israel há muito tempo, devemos escolher neste dia a qual Deus serviremos”.

“E se nos lembrarmos de quem é nosso Deus, e o que Ele fez por nós e está fazendo, se nos lembrarmos de quem somos como povo crente, e escolhermos bem, então nós, e aqueles que amamos, e o mundo mais amplo que somos chamados a santificar, seremos melhores”, concluiu.

Confira também: