O Arcebispo de Goiânia (GO), Dom Washington Cruz, lançou uma carta na qual “alerta sobre programas de TV usados para semear contravalores, confusão e mentira”, nomeadamente a série ‘Malhação’, que propaga a ideologia de gênero, e anovela ‘Jesus’, que nega a virgindade de Nossa Senhora.

A ‘Carta do Arcebispo Metropolitano à Igreja em Goiânia’ foi publicada em 10 de agosto e, no texto, o Prelado manifesta sua “perplexidade” e “reprovação” a esses programas televisivos.

“Sinto-me no dever de pastor de denunciar e repudiar tudo que fere a verdade sobre o homem e sobre a nossa fé, a fim de que nossas famílias possam ser fortalecidas e possamos construir, juntos, um Brasil melhor, em que elas sejam respeitadas”, assinalou.

Dom Washington Cruz explica que, “desde que foi inventada, na década de 30, a televisão vem se tornando não só um potente meio de comunicação, mas também um eficaz instrumento para influenciar a formação da cultura, pois, por meio de seus programas, também propõe valores ou contravalores, que influenciam o modo de viver das pessoas”.

Conforme explicou, quando a TV transmite “bons conteúdos”, “as pessoas são edificadas e a sociedade se constrói positivamente”. Porém, “esse meio de formação pode se tornar um instrumento eficaz de ideologização e convencimento que termina por produzir um processo de destruição das pessoas e da sociedade”.

De modo específico, o Arcebispo citou dois programas televisivos que ultimamente “foram usados para semear confusão e mentira, acabando por ferir a sensibilidade de muitos brasileiros”.

O primeiro ao qual se referiu foi a série ‘Malhação’, da Rede Globo, ao abordo temas como “gênero e sexualidade”. Segundo ele, “jogando com as palavras ‘sexo biológico, identidade de gênero, expressão de gênero e orientação sexual’ e explicando-as segundo a compreensão da falsária Ideologia de Gênero, os artistas defendem a liberdade sexual e a diversidade, sem qualquer vínculo com a verdade sobre a pessoa, que está expressa no e através do corpo”.

“Essas ideias acabam por promover o liberalismo das experiências sexuais, sem qualquer vínculo com uma ordem moral, ou seja, terminam defendendo que, em nome da liberdade, no campo da sexualidade tudo é possível”, pontua.

Além disso, o Prelado recorda que tais contravalores “estão atrelados a outros tantos males devastadores, defendidos pela Ideologia de Gênero”, como a “legalização do aborto, que voltou à cena principal em virtude da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442 (ADPF 442)”.

“Em nome da liberdade, defendem tratar o problema em questão sem considerar que estão em jogo duas vidas a serem protegidas, a da mulher gestante e a do bebê, propondo que se escolha tirar a vida inocente e indefesa do nascituro”, acrescentou.

O segundo programa ao qual o Arcebispo se referiu foi a telenovela ‘Jesus’, de TV Record, na qual “a Santíssima Virgem Maria, a mãe de Jesus, é apresentada de modo discordante com as afirmações feitas na Sagrada Escritura e na Doutrina da Igreja Católica”.

Na novela, Nossa Senhora é mãe de outros filhos e nega-se a sua virgindade perpétua. Além disso, “o modo como Maria se comporta na sua relação com José ofusca a sua pureza e, por isso, fere sua dignidade de Mãe de Deus e Imaculada desde a sua concepção”.

“Esse modo de apresentar Nossa Senhora fere frontalmente a sensibilidade do povo brasileiro, na sua maioria católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida”, denuncia o Prelado.

Segundo Dom Washington Cruz, “a televisão deveria servir para a edificação de uma nação, mas infelizmente isso não acontece com frequência”.

Nesse sentido, convidou “todos os católicos e pessoas de boa vontade a sermos prudentes e críticos no uso desse instrumento, não assistindo qualquer programa e não aceitando acriticamente as afirmações feitas através desse meio de comunicação”.

Exortou ainda “a sermos rigorosos no discernimento sobre a permissão para o acesso das crianças e dos adolescentes aos programas de televisão”.

“Devemos cuidar para que nossos filhos, se estritamente necessário, tenham acesso somente a conteúdos que correspondem à verdade sobre o homem e que possam edificá-los na verdadeira fé da Igreja”, completou.

Para ler a íntegra da carta de Dom Washington Cruz, basta acessar AQUI.

Confira também:

Mais em