Mulheres de seis diferentes países estão reunidas em Aparecida para um congresso internacional, a fim de abordar temas variados que as ajudem a colaborar com a missão evangelizadora da Igreja e assim construir um mundo mais justo e reconciliado.

O Congresso Internacional sobre a Mulher é promovido pela associação Betânia, do Movimento de Vida Cristã, teve início na segunda-feira, 17, e termina nesta quinta-feira, 20 de setembro.

Com o tema “Desafios da mulher no mundo de hoje”, o evento atraiu cerca de 70 participantes vindas de Peru, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica e Brasil.

No primeiro dia do evento, as boas-vindas foi dada pelo coordenador geral do MVC, Alexandre Borges.

Dentre os diversos palestrantes, esteve a chilena Pilar Escudero, membro do Instituto de Família de Shoenstatt e que fez parte do Pontifício Conselho para Leigos por oito anos. Ela expôs dois temas e compartilhou sua participação e de seu esposo na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe em 2007, também em Aparecida.

Para Pilar, participar de um congresso como este para as mulheres nos dias de hoje é um presente, não só pela temática, mas por ter mulheres de distintas gerações, países, hábitos culturais, que permite ampliar o olhar, descobrir também os pontos em comum e os anseios para compartilhar.

“Estamos numa cultura muito pragmática, estamos todos dentro dela, e, por isso mesmo, devemos buscar a transcendência, buscar a sintonia com a vontade de Deus em nossas vidas. Buscar também nos vincular a Maria, que não é somente afetiva, é efetiva, no sentido de tratar de parecermos a Ela e viver a vida como Ela faria hoje em dia”, afirmou.

Segundo ela, esta “é uma oportunidade extraordinária, tem que se agradecer por termos este espaço”.

Confira também: