A beatificação de mártir brasileira Benigna Cardoso já tem data marcada; será no dia 21 de outubro deste ano, segundo confirmou a Diocese do Crato (CE).

Segundo a Diocese cearense, rito da celebração acontecerá na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, e contará com a presença do Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, representante do Papa Francisco. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Vaticano.

Em outubro de 2019, o Papa Francisco havia autorizado a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva, a qual morreu mártir aos 13 anos e é chamada “heroína da castidade”.

O anúncio da data da beatificação foi feito nesta terça-feira, 21 de janeiro, dia considerado simbólico pela Diocese do Crato, por ser memória de Santa Inês, outra jovem  virgem e mártir.

A data foi divulgada em pronunciamento feito na Rádio Educadora do Cariri, porta-voz da Diocese de Crato, pelo bispo Dom Gilberto Pastana.

“É um motivo de grande alegria para todos nós. E, em contato com Roma, resta-nos preparar a celebração”, disse o Prelado.

Breve biografia

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos, foi assassinada, após se recusar a ter relações sexuais com um adolescente.

Segundo consta, a menina saiu de casa para buscar água a poucos metros de sua casa, como costumava fazer. Porém, foi abordada por Raul Alves, que a golpeou com um facão depois que ela resistiu a suas tentativas de ter relação sexual.

Na época do assassinato, conforme conta Vatican News, Pe. Cristiano Coelho Rodrigues, que fora mentor espiritual da jovem, escreveu a seguinte nota ao lado do registro de batismo de Benigna: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

Desde então, vem aumentando a devoção à menina. Em 2004, teve início a Romaria da Menina Benigna, que acontece de 15 a 24 de outubro e entrou para o calendário oficial do Estado do Ceará em junho de 2019.

Confira também: