O Fórum Internacional da Ação Católica (FIAC) promove a iniciativa “Um minuto pela paz” que acontecerá amanhã (8), às 8h (horário de Brasília). Os organizadores convidam a “parar um minuto e rezar juntos pela paz”.

O lema da iniciativa de 2022 é "Dê uma mão à paz" e participarão cerca de 50 países membros da FIAC.

"O pensamento vai em particular à Ucrânia, mas as tensões na Terra Santa entre israelenses e palestinos e os muitos países que sofrem com os conflitos em andamento ou suas consequências, como Mianmar, não podem ser esquecidos", disse a FIAC.

Esta é uma resposta ao apelo que o papa Francisco fez na bênção Urbi et Orbi da Páscoa, em 17 de abril de 2022, na qual disse que “a paz é possível, a paz é um dever, a paz é a principal responsabilidade de todos”.

Desta forma, o Fórum Internacional da Ação Católica convida a rezar juntos pela paz mundial: "Católicos, cristãos das várias confissões, crentes de diversas religiões, homens e mulheres de boa vontade".

A data deste evento comemora o oitavo aniversário do encontro no Vaticano entre o papa Francisco e os presidentes de Israel, Shimon Peres; da Palestina, Mahmoud Abbas; e o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I.

Entre as iniciativas que se somam a "um minuto pela paz" estão: uma missa e oração do terço na paróquia "Nascimento da Mãe de Deus" em Lviv, Ucrânia; uma missa pela paz no Burundi que será transmitida pela Rádio Maria e na Argentina o concurso “Educar para a Paz” no qual participarão crianças e jovens de 4 a 18 anos de diferentes escolas e grupos eclesiais.

A iniciativa é divulgada pelo Fórum Internacional da Ação Católica (FIAC); a União Mundial das Organizações Femininas Católicas (Umofc); a Comissão Nacional de Justiça e Paz da Argentina.

Confira também: