O governo da Baviera (Alemanha) ordenou que todos os edifícios administrativos do Estado coloquem uma cruz na entrada a partir do dia 1º de junho de deste ano.

A decisão busca “expressar o caráter histórico e cultural da Baviera”, assim como apresentar “um compromisso visível dos valores essenciais da ordem jurídica e social na Baviera e na Alemanha”, explicou o primeiro ministro da Baviera, o católico Markus Söder.

Söder foi o primeiro a colocar uma cruz em uma das paredes dos seus escritórios, enquanto publicava uma foto no Twitter para explicar que isso é um compromisso pela identidade bávara e pelos valores cristãos.

A decisão foi anunciada em 24 de abril. Logo após a sessão do gabinete bávaro em Munique, o Ministro do Interior do Estado, Joachim Herrmann, disse que “é um sinal claro a favor da tradição cristã”.

A disposição de colocar uma cruz não é obrigatória nos escritórios regionais e distritais. Entretanto, na Baviera há uma tradição que as salas de aula das escolas e os tribunais tenham uma cruz.

Os membros do Partido Social Democrata (SPD) e outros criticaram esta medida. Disseram que isto é uma estratégia política, considerando que os bávaros irão às urnas no dia 14 de outubro para eleger um novo governo estadual.

Os analistas consideram que o governo da Baviera será novamente da União Social Cristã, partido irmão da União Democrata Cristã ao qual pertence a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

A Baviera, cujo nome oficial é Estado Livre da Baviera, é o maior dos 16 estados que formam a Alemanha. Está localizado no sudeste do país e a sua capital é Munique.

Tem 13 milhões de habitantes, dos quais estima-se que 50% são católicos.

O católico bávaro mais importante dos últimos tempos é o Papa Emérito Bento XVI, que nasceu em 1927 na cidade de Marktl am Inn, localizada na Alta Baviera, a duas horas de trem de Munique. Neste município, os católicos representam mais de 80% da população.

Confira também: